7 formas de aproveitar o “restodontê” da ceia de Natal com criatividade e sabor

por | dez 22, 2022 | Dicas de cozinha

Todo ano, depois do jantar de Natal, você olha para a mesa ainda cheia de comida e se pergunta: o que fazer com as sobras da ceia? Em vez de apenas requentar as preparações no dia seguinte, que tal transformar os restos em pratos novos e surpreendentes?

Veja dicas de como reaproveitar frango, carne, arroz e até frutas que não foram consumidos na data:

Como reaproveitar as sobras do Natal

#1 Sobras de frango, chester e peru assados podem ser armazenados por 3 dias na geladeira ou até 3 meses no congelador. A dica é desfiar toda a carne para garantir versatilidade nas próximas preparações. A ave que sobrou da ceia pode ser usada para fazer um prático salpicão, um fricassê cremoso ou um arroz frito com toque oriental, por exemplo. O peito desfiado ainda pode virar recheio de tortas ou de coxinha, em versão sem massa ou mesmo assada.

Salpicão de frango
Estudio conceito/Istock

#2 Se em vez de ave você preparou uma carne assada para a ceia de Natal, saiba que as sobras do alimento podem ser usadas na preparação do tradicional arroz carreteiro. Versátil e fácil de fazer, o delicioso prato vale por uma refeição completa. Desfiada ou cortada em pedaços pequenos, a carne cozida ou assada também pode entrar em receitas de farofas.

#3 As sobras de arroz são as mais versáteis. Com elas você pode fazer variadas opções de arroz de forno, arroz de frigideira, além de inovar com um arroz à piamontese. Sem se esquecer, claro, do delicioso bolinho de arroz.

Omelete de forno
GMVozd/Getty Images

#4 Sobraram legumes assados? Aproveite para preparar uma omelete de forno vegetariano ou surpreenda com uma torta fácil de liquidificador.

#5 Além de serem transformadas em torradas simples, as sobras de pão francês podem virar uma deliciosa farofa crocante. Nas festas de fim de ano, o pão amanhecido costuma ser a base rabanadas doces, mas já experimentou fazer também uma rabanada salgada com queijo? Pode ser uma boa ideia para um café da manhã depois da ceia.

Sorvete de morango
Nadezhda_Nesterova/istock

#6 Até mesmo algumas frutas podem ser reaproveitadas em receitas diferentes. Sobraram bananas, morangos ou mangas? Congele e faça com elas sorvetes caseiros sem lactose.

#7 Dica extra: ganhou muitos panetones no Natal? Aproveite para inovar e prepare com o doce um diferente pavê refrescante com frutas.

Dicas e truques culinários