Como selar a carne: entenda a importância do procedimento que deixa a carne mais macia e suculente

por | jun 30, 2016 | Receitas

A técnica de selar a carne é utilizada para deixá-la douradinha e com aquele aroma e sabor levemente caramelizado. Quando selada, ela cria uma crosta em volta, o que faz com que o sangue fique por dentro, garantindo maciez e suculência.

O chef Djalma Boa Sorte indica usar esse processo em todas as receitas de carne assada ou cozida para aproveitar ao máximo o sabor. É possível utilizar qualquer tipo de carne, e a dica para as receitas grelhadas ficarem ainda mais saborosas é usar apenas o azeite para selar.

Veja abaixo como selar a carne, hábitos comuns para se evitar no processo e mais dicas relacionadas ao preparo desse alimento:

Como selar a carne: dicas, o que não fazer e mais

Bife cru sendo temperado (Crédito: Shuvalova Natalia/Pexels)

Nesse processo, é importante não perfurar o bife com garfos para não deixar o líquido da carne “escapar”. É preciso preparar o prato com cuidado e atenção, algo que requer um passo a passo:

Passo a passo de como selar a carne

O chef do Grande Hotel Senac, explica que o passo a passo para selar carne é simples. Em primeiro lugar, é necessário temperar a carne para que ela fique macia. Depois, coloque uma frigideira no fogo e espere esquentar bem, passe apenas um fio de óleo e doure cada lado da carne.

Dica do chef

O chef Dijalma aconselha fazer esse procedimento com todos os alimentos que sejam grelhados. “Essa é uma forma de potencializar ainda mais o sabor da comida”, finaliza o chef. Sendo assim, o processo serve, por exemplo, para frango também.

Bifr de carne vermelha ao ponto (Crédito: Justus Menke/Unsplash)

Dicas de cozinha