No congelador, a carne crua pode ser armazenada por um período médio de 3 a 8 meses, dependendo do corte, sem que ela perca suas propriedades e textura. Mas vocês sabia que também tem como congelar carne pronta?
É possível refrigerar carne em seus mais variados cortes e preparos, como cozida, assada e até mesmo frita. Congelado, inclusive, o prato dura bastante tempo: Aprenda como congelar carne pronta da forma correta com as dicas abaixo:
Como congelar carne pronta: dicas
Independentemente do corte, há como congelar carne pronta por um período de no máximo três meses. As carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas, mas devem ser separadas do molho. Isso é necessário para preservar a melhor textura possível no prato na hora de esquentar a comida.
Almôndegas, bolinhos, e bifes à milanesa podem ir para o congelador empanados. Então, no momento de descongelar, é possível utilizar o forno ou até a fritura em óleo quente, como se faz com batatas congeladas e pré-fritas, por exemplo.
Além disso, é importante ainda congelar a carne em porções. Isso porque, uma vez descongelada, ela não deve mais voltar ao freezer. Recongelar algo que já passou por esse processo anteriormente favorece a proliferação de bactérias e pode provocar infecção alimentar.
Ao separar o alimento em porções, é possível descongelar apenas a quantidade certa para consumo em uma refeição.
Como descongelar a carne
O descongelamento da carne refrigerada depende do preparo. O que já foi pré-frito pode ir ao forno ou ser preparado na fritura por imersão. É possível, por exemplo, colocar um bife à milanesa no forno já cobrindo o alimento com molho e queijo. Já com uma carne de panela ou almôndega, é possível descongelar no micro-ondas ou até na panela.
No segundo caso, é indicado deixar na geladeira o recipiente da carne congelada para que ele descongele um pouco antes do preparo.