Cuidar da cozinha pode ser uma tarefa cheia de truques. Mas, é preciso muito cuidado e atenção, já que alguns conselhos nem sempre são os mais corretos. Mesmo as pessoas que mais entendem do comando do fogão podem acabar reproduzindo hábitos antigos sem saber que estão errados.
Separamos alguns hábitos que você (provavelmente) faz errado na cozinha, como: lavar arroz, colocar ovo na porta da geladeira e outros que você conhecerá.
Lavar o arroz
Você lava o arroz antes de cozinhar? Não precisa! Esse hábito é bem antigo. Na verdade, ao lavar, você elimina uma água branca, que nada mais é do que o amido do alimento e isso faz com que ele perca 75% de sua propriedade nutricional.
Lavar carnes
Atenção! Lavar a carne em água corrente é outro erro que pode e deve ser evitado. O processo não elimina bactérias e até aumenta as chances de contaminação.
Ao lavar, as bactérias acabam penetrando o centro da carne ao invés de serem limpas, por isso a chance de contaminação é maior.
Uso de pregadores em comidas
Você usa os famosos pregadores de roupa para fechar pacotes de bolachas? O hábito é prejudicial porque o objeto, que normalmente fica na lavanderia, pode contaminar o alimento quando entra em contato com suas mãos.
Armazenamento de ovos
Você provavelmente guarda os ovos na porta da geladeira. Mas, você sabia que essa é a região menos gelada e que não oferece a refrigeração necessária para a manutenção adequada do alimento? Cuidado!
Pano molhado
É comum no dia a dia colocar para secar, na pia ou no fogão, o pano de louça úmido que usou. né? O que você não sabe, é que este pedaço de pano pode abrigar muitas bactérias. Evite.
Tábua de madeira
A tábua de carne feita de madeira que você tem na cozinha deve ser aposentada. O objeto ajuda na contaminação dos alimentos e deve ser substituído por uma de vidro. Por essa você não esperava, né?
Vinagre
Guardar o vinagre embaixo da pia é outro erro que muitas pessoas cometem. Depois de aberto, deve ser mantido na geladeira, preferencialmente na porta.
Enlatados
Tome cuidado com os enlatados abertos na geladeira, pois o alumínio em contato com o ar pode contaminar os alimentos que estão dentro. Dica: passe sempre para um recipiente com tampa.
Cebolas
Por essa você também não imaginava, né? Não guarde as cebolas fechadas na geladeira, pois elas liberam gases que aceleram o apodrecimento dos demais vegetais presentes no eletrodoméstico.
Pão na geladeira
Fica a dica: não guarde o pão na geladeira. Muitas pessoas pensam que assim ele dura mais, mas não é verdade. Se você quer que ele dure mais, guarde no congelador. Quando for comer é só descongelar no forno, na torradeira ou no microondas. Facinho!
Azeite no macarrão
É puro mito! Não precisa adicionar óleo ou azeite na hora de cozinhar o macarrão. É só colocar uma pitadinha de sal na água e pronto.
Lixos
Abandone aqueles lixinhos que ficam em cima da pia, que todo mundo tem em casa. Eles transmitem bactérias para toda a região onde você manuseia ou alimentos.
Lavar macarrão
Muitas pessoas fazem isso para que a massa esfrie rapidamente, mas quando você lava o seu macarrão após o cozimento, você lava também o amido que faz com que o molho grude nele. E o resultado disso? Uma massa escorregadia, que não segura molho nenhum.
Café
Muitas pessoas deixam os grãos de café guardados na geladeira. Mas, cuidado, essa não é uma boa tática, já que isso não faz o seu café melhor e, na verdade, a condensação pode afetar os grãos e levá-los a perder o seu delicioso sabor torrado.
Ervas frescas
Geralmente, algumas pessoas deixam suas ervas em saquinhos plásticos na geladeira, mas elas ficam com caules marrons e viscosos em pouco tempo. Existe uma maneira mais apropriada de guardar essas ervas: remova as ervas do saco plástico, corte uma pequena parte da raiz e depois coloque-as numa jarra com água.
Refrigerar certos alimentos
As batatas e tomates, por exemplo, quando armazenados na geladeira, perdem muito da sua textura e sabor. Ou seja, abandone esse hábito já!
Bater clara em neve
Você bate, bate e elas não chegam ao ponto certo? Dê tempo ao tempo. Como os ovos geralmente ficam guardados na geladeira, é indicado deixar as claras descansar por um tempinho antes de batê-las, pois claras geladas não ficam muito firmes.
Manteiga
Caso você esqueça de tirá-la da geladeira e tenha que apelar para o micro-ondas ou derretê-la na frigideira, não deixe-a ferver, pois isso pode comprometer o sabor do alimento que você estiver preparando. Não queremos que isso aconteça, né?
Esquentar pizza
Todo mundo sabe que pizza esquentada no micro-ondas fica murcha e nem tão apetitosa assim. Afinal, acaba não tendo o sabor ‘novinho’ e crocante da pizza, que acaba sendo um ponto bem crucial, né?
A melhor forma de reaproveitar a pizza do dia anterior é usando uma frigideira antiaderente e papel alumínio para não deixar o calor escapar. Desta forma, pode esperar por um pizza novinha em folha.
Leite
Você sabia que não é ideal deixar os leites e derivados nas prateleiras debaixo da geladeira? Isso acontece pois a variação de temperatura pode estragar os alimentos.
Eles, leite, queijos e outros derivados, devem ficar na prateleira de cima, onde o ar é mais frio. Por essa, você não esperava, né?
Frutas e legumes
Nunca corte frutas e legumes antes de guardar. A umidade faz com que eles estraguem mais rapidamente. Coloque os alimentos separados em sacos transparentes, retire o máximo de ar possível e guarde na gaveta, onde o ar é mais fresco.
Ovos
Se você cozinhar demais os ovos eles ficarão com as gemas esverdeadas e nem ficam tão gostosos assim. Cubra os ovos com água fria e deixe, no máximo, 10 minutos no fogo após levantar fervura.
Frango
Cuidado com o frango cru na hora do preparo. Na hora de preparar, nenhum utensilio deve ser compartilhado quando entra em contato com ele. Se você usa uma faca ou qualquer outra coisa, lave logo em seguida.
Bolo
Descobrimos o problema! Sabia que bolo queimado por cima e com rachaduras certamente teve muita farinha na mistura.Fique de olho nessa possibilidade.
Outra questão que pode ter acontecido é que tenha colocado pouco líquido na massa, mistura inadequada dos ingredientes ou forno muito quente. Cuidado! Se for feito da maneira correta, ele poderá ficar igualzinho esse da foto abaixo.
Facas
Usar a mesma faca para todo tipo de alimento é um erro comum, pois cada um exige uma lâmina diferenciada. Para cortar legumes o ideal é utilizar facas pequenas. Já para peixes, ela deve ser longa e fina e, para carnes, devem ser maiores.
Pia
Sempre esquecemos de fazer isso! Depois de lavar a louça, lembre-se sempre de retirar todo o excesso de umidade da pia, já que, mesmo limpa, a água parada na região dificulta muito a faxina da cozinha porque traz maus odores e limo.
Uso do forno
Com a pressa, às vezes, ligamos o forno direto e aí já colocamos o alimento. Mas, a verdade é que o forno precisa sempre estar pré-aquecido.
Legumes
Não cozinhe legumes na água, e sim, no vapor. A primeira opção tira muitos dos nutrientes do alimento.
Na hora de cozinhar
Isso é uma medida de segurança. Geralmente, não prestamos muita atenção e cozinhamos com o cabo da panela voltado para fora do fogão. Não faça isso! Vamos evitar qualquer tipo de acidente, né?
Não experimentar
Você dá o máximo de se na cozinha para fazer uma comida especial para seus convidados. Mas, não experimenta a cada etapa ou mesmo antes de servir. Isso é primordial, assim, você consegue saber se está no ponto.