Com pequenas porções, você pode garantir diversas melhorias para o seu corpo
Apesar de serem considerados descarte, os ossos podem render um caldo cheio de benefícios para a sua saúde. Melhora do sistema imunológico, ajuda no fortalecimento da musculatura, redução de dores articulares e inflamações no corpo, por exemplo, são alguns deles.
Além disso, ele serve para dar mais firmeza e elasticidade à pele, uma vez que inibe é rico em colágeno. Por isso, antes de jogar os ossos fora, a sugestão da nutricionista Cláudia Souza é preparar a receita abaixo:
Receita de caldo de ossos

Ingredientes:
- 1 kg de ossos(preferência com tutano, patas, articulações e tecido conjuntivo)
- água filtrada até 2/3 da panela
- temperos e condimentos a gosto como, por exemplo, azeite, sal grosso, pimenta preta, coentro em grãos, cúrcuma ralada, cebola e alho inteiros
- 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou de arroz
Modo de preparo:
Refogue a carne no azeite por uns 2 minutos, depois adicione a água filtrada e os temperos. Tampe e após pegar pressão, deixe cozinhar por mais 1 hora. Você pode ainda fazer em panela comum, mas deve esperar cerca de 3 horas.
Então, separe os ossos e coe o caldo. Porcione de acordo com o seu consumo em potes de vidro herméticos higienizados e leve para a geladeira. Após algumas horas, a gordura irá se separar e você poderá descartá-la.
A sugestão da nutricionista é consumir 1 xícara por dia ou conforme orientação profissional. Você pode conservar na geladeira por 5 dias ou no congelador, por 3 meses.