Tempo de contato do pó com a água é o que faz a diferença para a quantidade da substância
Você acha que a forma como você passa o seu café altera apenas o sabor dele? Saiba que isso não é verdade.
Além do sabor, a maneira como você faz a extração dessa bebida pode deixar o seu café com mais ou menos cafeína. Entenda como abaixo.
Como fazer um café com mais cafeína?

O tempo de contato da água com o pó de café é o que faz a bebida ser mais forte em cafeína ou não. Sendo assim, embora o espresso tenha um sabor mais intenso e uma textura mais encorpada, ele não conta com uma grande quantidade de cafeína.
Como fica pronto poucos segundos, não há grande quantidade de cafeína por ml. Ainda assim, por ser servido em uma dose pequena, ele tende a ter uma concentração maior do que de um café americano, que é diluído em água. Mas, nesse caso, a dose servida em uma xícara de espresso e na do americano é o que acaba influenciando na quantidade de cafeína consumida.
Já quanto ao café coado, por sua extração levar mais tempo, a bebida final conta com uma concentração maior de cafeína. O tipo de extração que garante uma maior quantidade dessa substância, contudo, é o cold brew, que leva entre 12 a 24h para uma produção de café a frio.