Uso de bicarbonato de sódio na carne é o segredo de técnica de culinária asiática
O bicarbonato de sódio ganhou muito espaço nos lares brasileiros. No entanto, o que muita gente não sabe é que ele também merece destaque na cozinha e não só por causa da limpeza.
Existe uma explicação científica para você adicionar um pouco de bicarbonato de sódio à carne, como explica Laura Marise do perfil @nuncavi1cientista.
Bicarbonato de sódio na carne ajuda a amaciar?

“No cozimento normal da carne, sem bicarbonato, o fogo faz as proteínas se contraírem e isso expulsa a água de dentro da carne, fazendo com que ela perca suculência e possa até ficar dura”, explica. O biicarbonato, então, pode ajudar a mexer nessa regra.
Ao deixar a carne mais alcalina, o bicarbonato de sódio faz com que as proteínas da carne fiquem mais relaxadas, fazendo com que elas não se contraiam mesmo com o fogo. Isso, então, irá evitar que a carne expulse a água de dentro dela mantendo a suculência.

As fibras mais relaxadas vão continuar mais maleáveis e mais fáceis de se separar, deixando a percepção de uma carne mais macia. Além disso, o bicarbonato de sódio acelera a reação química de dourar a carne. Isso evitará que ela precise ficar muito tempo em contato com o fogo e perca ainda menos água.
A dica do Thiago Sodré é usar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em água na carne e deixar agir por 15 minutos. Essa técnica é comum na culinária asiática e você pode ainda usar amido de milho que vai criar uma camada extra ao redor da carne para evitar que o líquido saia.