Por que os chefs de cozinha usam pinças, e não garfos, para virar a carne?

Quem acompanha programas de culinária e adora ver como os chefs profissionais trabalham certamente já notou que, em vez de garfos, eles sempre usam pinças para virar a carne na frigideira ou na brasa.

E existe uma razão bem simples, mas muito importante para justificar o uso da pinça na cozinha. Ela ajuda a garantir uma carne mais suculenta.

Por que você não deve virar a carne com garfo

.
JesusFernandez32/Getty Images/iStockphoto

Na hora de fritar um bife ou mesmo ao preparar um churrasco, é muito comum o hábito de manipular e virar a carne com um garfo, utensílio que está sempre à mão.

Mas o método não é indicado, já que ao espetar a carne com o garfo, você acaba furando o alimento, deixando que seus líquidos escapem e fazendo com que o bife ou até mesmo o filé de frango fiquem ressecados. O uso da pinça, portanto, acaba com esse problema.

.
Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto

Além de usar a pinça, evite ficar virando a carne a todo momento na frigideira. Ao levar o alimento ao fogo, espere a selagem (cerca de 3 minutos, dependendo da altura do bife) e só vire quando começar a juntar sangue na parte de cima do filé.

Dicas e truques culinários

Conheça dois truques para deixar qualquer corte de carne bem mais macio
Como cozinhar o feijão mais rápido, engrossar o caldo e mais 3 truques de expert
6 truques SEM faca para descascar com facilidade: alho, ovo de codorna e mais!