Amado por quase todos os brasileiros, o grão conta com alguns truques no seu preparo
Além de fazer parte das nossas vidas desde a infância, o feijão é um alimento cheio de benefícios para a saúde e que deve estar presente em uma dieta equilibrada. No entanto, prepará-lo nem sempre é tarefa fácil, especialmente para quem é iniciante na cozinha.
Conheça abaixo todas as dicas para preparar um bom feijão.
Como preparar feijão: dicas de especialistas
Cada família tem a sua receita e os seus próprios macetes para cozinhar este prato tão simbólico, mas algumas dicas simples podem ajudar na sua busca pelo feijão perfeito.
1. Escolha os grãos
Não importa se você comprou a granel ou empacotado: é importante sempre espalhar os grãos em uma superfície plana e fazer uma triagem para separar os que estejam machucados e, principalmente, remover as pedrinhas que sempre vêm junto com o feijão.
2. Deixe de molho
Esta é a principal dica para cozinhar o feijão mais rápido, com ou sem panela de pressão. De acordo com as instruções da Camil Alimentos, o ideal é deixar de molho por até 6 horas antes do cozimento, para reidratar os grãos, fazendo com que eles cozinhem mais facilmente. Se for feijão branco, a água precisa ser descartada e trocada durante o processo.
3. Caldo encorpado
Depois que o feijão já estiver cozido, prepare um refogado de alho com cebola para temperar. Separe uma ou duas conchas de grãos e amasse bem antes de juntar ao tempero e devolver para o caldo. Isso vai deixar o caldo mais grosso e encorpado.
4. Tirar o sal
A dica da Camil é cozinhar o feijão apenas com água, pois o sal dificulta o cozimento e deve ser adicionado quando os grãos já estiverem macios. Caso tenha exagerado no sal, basta adicionar uma batata ao caldo e deixar cozinhar um pouco – o tubérculo vai absorver parte do excesso.
5. Quanto fazer?
A quantidade de grãos costuma gerar confusão na hora de preparar o feijão: será que vai sobrar ou faltar? Para não se perder, considere que uma xícara de grãos crus pode satisfazer até três pessoas – dependendo da fome, é claro.