Apesar de muito simples, o preparo da pipoca de panela conta com alguns truques e segredinhos para ficar perfeita. Veja as dicas para não sobrar muito milho, conheça o método sem óleo e aprenda como deixar o petisco bem amanteigado:
Como fazer pipoca de panela: dicas e truques
Para garantir que todos os milhos estourem na hora de fazer pipoca é preciso seguir algumas regrinhas. Em primeiro lugar, certifique-se de colocar na panela óleo suficiente para envolver todos os grãos. De preferência, use uma panela larga, já que o ideal é que os milhos fiquem bem acomodados no fundo do utensílio, sem amontoar.
Aqueça o óleo na panela e, em seguida, retire do fogo. Junte o milho e espere cerca de 30 segundos fora da chama. Volte o utensílio ao fogo baixo, chacoalhando a panela com a tampa fechada para que todos os milhos estourem. Assim que o intervalo entre os estouros diminuir, apague o fogo e pare de mexer. Deixe para abrir a panela apenas quando ouvir o último estouro.
Outra dica válida é tentar investir em um milho premium. Ele costuma ser um pouco mais caro que o tradicional, mas, além de estourarem mais facilmente, os grãos de boa qualidade rendem pipocas maiores e mais crocantes.
Como fazer pipoca de panela sem óleo
Sabia que é possível fazer pipoca de panela sem nenhuma gota de óleo ou manteiga? O método consiste em aquecer a panela vazia com tampa por 3 a 5 minutos em fogo alto e, em seguida, abaixar o fogo para acrescentar o milho.
Com uma colher, mexa bem os milhos até que eles comecem a estourar e coloque a tampa na panela. É importante ressaltar que essa forma de preparo é mais demorada: pode levar cerca de 10 minutos para que o primeiro grão estoure. Quando o intervalo entre um estouro e outro chegar a 30 segundos, retire a panela do fogo e pronto.
Como deixar a pipoca bem amanteigada
A forma mais simples de deixar a pipoca com aroma e gostinho de manteiga é derreter o ingrediente no micro-ondas por cerca de 20 segundos e despejar sobre o petisco. Neste caso, o ideal é que a pipoca seja consumida imediatamente para não ficar com consistência mole demais.
Para deixar a pipoca amanteigada ainda mais saborosa sem que ela perca a “crocância”, vale fazer em casa uma manteiga clarificada. Aqueça a manteiga normal em uma panela de fundo grosso e, quando começar a ferver, retire cuidadosamente com uma colher a espuma branca que se formou na superfície. Em seguida, separe a parte mais líquida (que é a manteiga clarificada) com a ajuda de um coador de pano. Coloque sobre a pipoca e pronto.