Você nem vai acreditar, mas a festa mais alemã do Brasil, a Oktoberfest está em sua 32ª também na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Para quem pensava que Oktoberfest era uma exclusividade da cidade de imigrantes alemães em Santa Catarina, tem mais uma oportunidade de experimentar a festividade também no Rio Grande do Sul.
Cerveja gaúcha na festa alemã
Nessa 32ª edição da Oktoberfest gaúcha, pela primeira vez, uma cervejaria local de Santa Cruz do Sul vai participar da maior festa alemã do Rio Grande do Sul. A HBier, fundada em 2011, vai comercializar cinco das suas oito marcas no pavilhão festivo deste ano, que tem como tema: Saberes e Sabores da Tradição Alemã.
Inspirada nos sabores tradicionais da cerveja, a HBier vai comercializar, pelo menos, cinco das suas oito marcas artesanais. Conheça o diferencial das cervejas oferecidas:
Helles: principal cerveja da marca, tem um estilo muito tradicional e semelhante ao consumido na Oktoberfest na Alemanha.
Weiss: a cerveja à base de trigo será produzida especialmente para a Oktoberfest, em virtude da tradição germânica.
Pale Ale: cerveja de sabor mais intenso, avermelhada, com notas frutadas e maltadas, muito apreciada por amantes da cerveja artesanal.
Tripel Zanzibar: considerada a melhor cerveja estilo tripel do Brasil em 2016, pelo Concurso Brasileiro de Cerveja. Contém casca de laranja, coentro, malte de cevada, aveia, trigo e levedura trapista.
Crocoldale: cerveja maturada por um ano em barris de carvalho.
Criada em 2009, como hobby de um amante da cerveja com produção inicial de apenas 50 litros, a HBier atualmente fabrica 7 mil litros de cerveja por mês em barris de 15, 30 e 50 litros e garrafas. A 32ª edição da Oktoberfest acontece de 5 a 16 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Outras curiosidades sobre cerveja:
- Lata é pior que garrafa: Mentiras que você ouviu sobre cerveja
- Existe temperatura ideal para o seu tipo de cerveja. Veja qual
- 4 coisas que você não sabia sobre a espuma da cerveja