5 temperos-chave para incrementar receitas

por | jun 30, 2016 | Receitas

Para que o prato saia perfeito é necessário saber quais são os temperos certos para cada receita. Existem algumas ervas básicas, que são chamadas de temperos-chave: o alecrim, o coentro, a folha de louro, a salsinha e a cebolinha. Veja dicas a seguir.

Alecrim

O alecrim é usado na cozinha para dar um cheiro agradável ao prato. Acrescente o alecrim picado quando marinar carnes e aves. Além do seu cheiro delicioso, outro beneficio é que ele acentua o sabor da carne.

Coentro

O coentro pode ser usado para substituir o cheiro-verde. Ele tem como característica o aroma forte e o gosto cítrico, ambos ficam presentes quando essa erva é utilizada. Seu uso é recomendado apenas na finalização dos pratos e é indicado no preparo de molhos apimentados e no tempero de carnes nobres.

Folha de Louro

Conhecida por ser usada no feijão, a folha de louro é própria para molhos e caldos. Ela deve ser usada quando o caldo já estiver com todos os ingredientes quase prontos. Essa erva serve principalmente para realçar o sabor dos temperos utilizados, deixando-os mais fortes. Após o cozimento, retire a folha, caso contrário o molho poderá ficar amargo.

Salsinha 

A salsinha normalmente é usada em conjunto com a cebolinha e ambas as ervas são indicadas para quase todos os pratos, principalmente no preparo de carnes brancas. Essa erva deixa um gosto cítrico, lembrando um pouco o limão.

Diferença entre coentro e salsinha 

Cuidado para não confundir na hora de comprar a salsinha e o coentro. Para distinguir um do outro, observe a raiz: o coentro é vendido com raiz, já a salsa tem um verde mais acentuado e um cheiro mais fraco.

Cebolinha

Enquanto a salsinha tem um gosto cítrico, a cebolinha tem um gosto salgado e deve ser acrescentada no final do preparo, para não ter o risco de queimar e perder o gosto.

Cheiro-verde

É importante lembrar que para fazer o tempero do cheiro-verde é necessário misturar dois tipos de ervas: a salsinha e a cebolinha. Além do delicioso sabor, esse conjunto é indicado principalmente para diabéticos, pois previne doenças cardiovasculares e reduz o colesterol.

Dica

É imprescindível que todas as ervas sejam lavadas folha por folha antes de serem utilizadas como tempero. Isso é necessário porque elas não foram higienizadas de forma correta antes de chegar à feira ou ao supermercadno e podem conter bactérias e sujeiras. Para finalizar, limpe o maço tirando as folhas machucadas e escurecidas.  

Confira também os benefícios dos temperos naturais para a saúde.