Aprenda como identificar quando o alimento está próprio para consumo e veja dicas de armazenamento
Boa fonte de vitaminas, ácido fólico e minerais como potássio, cálcio, ferro e magnésio, essa verdura combina muito bem com saladas e aparece até em receitas de sucos detox. Além disso, ela se destaca pela coloração intensa, sabor amargo e textura firme. Portanto, quando aparece uma folha de couve amarelada, o consumo merece atenção e cuidado.
Folha de couve amarelada: pode comer?
Na hora de comprar a couve ou utilizar o alimento que está há algum tempo na geladeira, observe bem suas características: quanto mais escura e firme estiver a folha, melhor.
A couve própria para consumo deve ter folhas rígidas e bem verdes, sinal de que ainda é rica em clorofila. Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor, logo, deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.
Apesar de estar disponível nas feiras e nos supermercados o ano todo, a melhor época para comprar couve é entre os meses de maio e novembro. Para conservar bem o alimento em casa, mantenha as folhas em sacos plásticos na área menos fria da geladeira, ou seja, na prateleira inferior ou dentro de gavetas.