Cebola cortada sempre murcha na sua geladeira? Truque com azeite e sal faz durar 5 dias sem estragar

Uma vez descascada e cortada, a cebola que não foi completamente usada em uma receita deve ser armazenada na geladeira. Conheça duas dicas simples de como guardar cebola na geladeira e fazer com que ela dure mais tempo fresquinha, sem estragar.

Como guardar cebola na geladeira: 2 dicas

Se você apenas cortou a cebola ao meio e pretende usar parte do alimento em breve, a dica é guardar o vegetal em um pote com tampa na geladeira. Assim, além de não deixar cheiro no interior do refrigerador, ela permanece boa para consumo por até dois dias.

Guardar cebola na geladeira
Cebolas (Crédito: rotozld/Pixabay)

Mas se você quer aumentar ainda mais a durabilidade da cebola, pique a parte que não foi utilizada em pedaços pequenos, como se fosse usar em um refogado, e coloque em um potinho com um pouco de sal e azeite (ou óleo vegetal(. É preciso cobrir o alimento com a gordura.

Guardar cebola na geladeira
Cebolas (Crédito: outsideclick/Pixabay)

Picada e dentro do pote fechado com a misturinha de sal e azeite, a cebola dura até cinco dias na geladeira, sem estragar e, de quebra, o truque ainda agiliza as preparações. Na hora de utilizar, a cebola picada que ficou na geladeira pode ir diretamente para um refogado.

Como guardar outros temperos na geladeira, como a cebola

A mesma técnica para guardar cebola na geladeira também serve para outros alimentos, como alho e até salsinha. Picados ou triturados (e, no caso do alho, até em dentes inteiros descascados), basta colocar esse alimentos em um pote e cobri-los com azeite ou óleo vegetal.

Dentes de alho descascados (Crédito: postchiangmai0/Pixabay)

Para quem quer estender ainda mais a durabilidade desses alimentos, uma ideia é despejar a misturinha de azeite e salsinha (ou outras ervas frecas, como alecrim)  em formas de gelo. Em seguida, é só colocá-las no congelador – e, na hora de preparar uma refeição, levar um dos cubinhos congelados diretamente para a panela.

Dicas culinárias