Alimentos que você pode congelar, mas não sabia: até ovo!

por | jun 14, 2022 | Dicas de cozinha

Será que você tira o máximo proveito da capacidade do seu freezer? Você sabia, por exemplo, que alimentos como ovos, leite e queijo também podem ser congelados por meses? Aprenda a maneira certa de armazenar cada um e dê adeus ao desperdício na cozinha:

Como congelar ovos

Caixa de ovos
Nacho Mena/Getty Images/iStockphoto

Usou gemas em uma receita e sobrou claras? Preparou suspiro e não sabe o que fazer com as gemas? Não jogue fora, congele! O jeito certo de congelar ovos é separando as gemas das claras. Coloque cada uma em um espaço separado das forminhas de gelo, adicione uma pitada de sal ou açúcar e misture bem com um palito. No freezer, o alimento dura até 6 meses.

Como congelar leite desnatado

O leite deve ser congelado em embalagens de plástico ou papelão, pois como o líquido expande quando congelado, o recipiente de vidro pode acabar se quebrando. É importante ainda retirar um pouco do leite da garrafa, por exemplo, antes de levar ao congelador, e manter o recipiente sempre na posição vertical dentro do freezer.

Como congelar queijos

Queijo em pedaços
barmalini/Istock

Queijos amarelos podem ser congelados tranquilamente, mas algumas medidas precisam ser tomadas para facilitar o processo. O ideal é cortar o alimento em porções e embalar cada uma separadamente em pedaços de papel manteiga. Coloque o queijo embalado em um saquinho com fechamento hermético e pronto. No congelador, o alimento dura até 3 meses.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais dicas de como congelar alimentos:

Dicas e truques culinários