Conheça erros na hora de preparar risoto que são bem comuns e a melhor maneira de preparar a receita, segundo chef
Embora muita gente acredite que seja algo fácil de preparar, um risoto requer técnica para que fique perfeito. Essa, aliás, é a maior diferença entre um prato preparado por um profissional e por um amador.
No entanto, os detalhes não são tão difíceis de serem aprendidos. Pensando nisso, a chef Maria Cândida listou os 10 erros mais comuns na hora de preparar um risoto para que você possa aperfeiçoar a sua receita.
Erros comuns na hora de preparar risoto

Usar caldo de caixinha
Cozinhar o arroz em um caldo caseiro dará muito mais sabor ao seu prato. É possível fazer um bom caldo até com as aparas dos legumes, por exemplo
Preparar e uma panela de fundo fino
Ela esquenta de forma desigual, o que irá comprometer o cozimento do grão. Opte por uma panela com fundo grosso para garantir cozimento uniforme.
Dourar a cebola
“Risoto não tem a cebola muito dourada e refogada. Se for usar cebola, ela deve apenas suar, ficar translúcida, mas sem dourar”, explica.

Não refogar o arroz
Tostar o arroz de risoto é um passo que ajuda a selar os grãos para garantir que o amido seja liberado na medida certa.
Colocar vinho na hora errada
O momento correto para acrescentar a bebida à receita é logo após a tostatura dos grãos. Dessa forma, você garante que o amido se soltará do arroz na hora certa e a receita terá o resultado cremoso desejado.
Colocar todo o caldo todo de uma vez
O caldo deve entrar na panela aos poucos e mexendo gentilmente, para garantir o cozimento no ponto certo e a liberação do amido. Não precisa sequer mexer demais.

Salgar no começo
Se for usar queijos salgados, isso pode fazer você errar o tempero. Por isso, tempere no final.
Deixar o arroz passar do ponto
“Risoto bom tem que estar al dente, macio por fora e com uma leve resistência no centro”. Para saber se chegou nisso, pegue um grão e corte ao meio. Estará pronto quando o pontinho branco interno sumir. O calor residual da panela irá finalizar o cozimento com o fogo desligado.
Usar queijo ralado de saquinho
Nesta etapa, opte por um queijo ralado na hora. O queijo de saquinho pode ser rígido e não derreter da melhor forma para gerar a cremosidade desejada.
Não finalizar com manteiga
Esse é o ingrediente que dá o brilho e cremosidade da receita. Sempre finalize com manteiga após desligar o fogo.