A cachaça é uma bebida alcoólica obtida a partir da destilação do caldo fermentado de cana de açúcar. Esse processo de fermentação do melaço da cana e sua destilação em barris que são, normalmente, feitos de madeira pode ser realizado de forma industrial ou artesanal em pequenos alambiques.
Dose aceitável segundo OMS
Segundo a nutricionista comportamental Patrícia Cruz, a cachaça apresenta uma graduação alcoólica entre, pelo menos, 38 a 48% de teor em volume obtido. Assim sendo, ela faz parte do grupo das bebidas alcoólicas. “Líquidos que fazem parte deste grupo, tem um consumo que não deve ultrapassar o limite de 8 a 12g de álcool por dose, segundo a recomendação OMS”, afirma a especialista.
Ainda de acordo com ela, a cachaça ou qualquer outra bebida alcoólica, quando consumida em excesso, acarreta em danos à saúde, que vão desde os metabólicos até os mentais. Esse descontrole sobre a bebida pode levar ao alcoolismo e outras doenças graves de tratamento complexo.
Hábitos para o consumo saudável
1. Para que não se torne um problema de saúde, é preciso consumir apenas pequenas doses da bebida. Perceba que a recomendação da OMS é de no máximo 12g por dose;
2. Sua ingestão também não pode se tornar um hábito frequente, de uso assíduo ou contínuo;
3. Toda vez que for beber qualquer tipo de bebida alcoólica sempre fazer o consumo acompanhado de alimentos;
4. Como uma forma de evitar a alta concentração de álcool no sangue, é preciso intercalar o consumo com vários goles de água entre uma dose e outra da bebida.
Mais curiosidades sobre bebidas alcoólicas
- 6 bebidas que contêm glúten e sabotam sua dieta
- Quanto AÇÚCAR você ingere quando bebe cerveja, vinho, vodka?
- Álcool prejudica corpo das mulheres mais do que dos homens