Qual é o verdadeiro significado do Natal

por | jun 30, 2016 | Receitas

Troca de presentes, panetone, ceia elaborada e árvore enfeitada são símbolos típicos do Natal que, infelizmente, muitas vezes fazem com que grande parte das pessoas acabem ignorando completamente o verdadeiro significado da data. Você já sabe que a comemoração celebra o nascimento de Jesus, mas será que conhece os detalhes que tornam o dia 25 de dezembro um dia tão especial?

Leia também:
Jantar de Natal: guia completo para deixar sua casa PERFEITA 
3 árvores de Natal diferentes, lindas e fáceis para inovar na decoração esse ano
Escondidinho de panetone é receita inusitada para sua ceia de Natal

Natal é a festa religiosa comemorada por cristãos que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Como a Bíblia não traz detalhes sobre o dia exato do nascimento de Cristo, a data foi estipulada pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I.

Presépio, iluminação especial, o pinheiro natalino e até mesmo a figura do Papai Noel são os principais símbolos universais da data e possuem, em alguns casos, diversas interpretações diferentes. A escolha do pinheiro como árvore que simboliza o Natal, por exemplo, teria ocorrido por causa de seu formato triangular, que remeteria à Santíssima Trindade.

A estrela que normalmente fica no topo da árvore de Natal caracteriza a estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus. Os magos, aliás, são responsáveis pela tradição de troca de presentes na data, já que foram eles que levaram os primeiros presentes de Cristo após o seu nascimento.

A figura do Papai Noel surgiria mais tarde, inspirada no bispo São Nicolau de Mira, tido como acolhedor dos pobres e principalmente de crianças carentes. Ele teria sido o primeiro santo da Igreja Católica a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.

Apesar de muitas vezes contaminado por uma forte pressão comercial, o Natal ainda é reconhecido pela maioria das pessoas como uma data especial para reunir familiares, praticar atos de alegria, paz e dedicação e refletir sobre suas vidas e manter o espírito de gratidão e esperança.

Aprenda como fazer biscoito decorado para o Natal:

[bolsatv como-fazer-biscoito-decorado-para-o-natal]