Todos sabem que manter uma alimentação balanceada é importante para uma vida saudável e, para isso, é necessário incluir frutas na dieta. Por outro lado, muitas pessoas deixam de comprar esses alimentos porque eles estragam muito rapidamente. Mas você sabia que é possível congelar frutas sem comprometer os nutrientes e, desta forma, fazer com que elas durem muito mais?
Frutas congeladas in natura
Como congelar frutas?
De acordo com a chef Malu Lobo, culinarista funcional e natural do site Nutra Saúde na Cozinha, praticamente todas as frutas podem ser congeladas. Para isso, lave e seque bem as frutas que deseja congelar, coloque-as em uma assadeira ou bandeja com espaço entre elas e leve ao congelador. Espere até as frutas endurecerem e depois retire, separe em porções conforme desejar e aí sim coloque em sacos plásticos.
“Para um melhor aproveitamento e melhor descongelamento, o ideal é congelar as frutas de acordo com a porção que irá usar, pois depois que descongelar, não podemos voltar a colocá-las no congelador, pelo risco de contaminação”, explica Malu.
Se você não tiver sacos plásticos com lacre em casa, pode usa papel-alumínio para embalar as frutas. O mais importante é não permitir que nenhuma parte do alimento entre em contato direto com o ar frio e seco do freezer, porque ele é capaz de desidratar e estragar as frutas.
“Você deve usar recipientes e embalagens impermeáveis. As melhores opções são papel-alumínio que se molda no alimento, mas existem outras excelentes opções, como os sacos próprios para congelamento”, explica.
Cuidados no congelamento
Antes de levar as frutas ao congelador, certifique-se de que ele está na temperatura mais baixa possível. “Tem que estar no máximo negativo porque quanto mais lento for o congelamento maior a chance de o alimento se deteriorar”, explica a culinarista funcional.
Frutas pequenas e com cascas comestíveis, como morango e outras frutas vermelhas, devem ser congeladas inteiras e com casca. Frutas maiores e consumidas sem casca, como o abacaxi, devem ser descascadas e picadas antes do congelamento.
As frutas costumam durar de três a seis meses no congelador. Quando for congelar, a dica é escrever na embalagem o dia em que elas foram levadas ao freezer para ficar atento ao prazo de validade.
A culinarista funcional também explica que não é verdade que o congelador é capaz de “melhorar” frutas passadas. O correto é congelar apenas frutas em bom estado para que ela dure bastante tempo com as mesmas propriedades.
Frutas picadas na geladeira
Na geladeira, as frutas picadas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados para que outros alimentos não as contaminem e guardadas na parte inferior da geladeira, que é menos fria. Nunca coloque as frutas na parte superior porque o frio em excesso pode queimá-las.
Aprenda truque: Como um plástico pode fazer suas bananas durarem até 5 dias mais