Macarrão é uma massa produzida basicamente com água e farinha de várias origens. É exatamente por isso que seu cozimento é bem rápido, fator que muitas vezes resulta em uma massa ou muito mole ou, pelo medo de chegar nesse ponto, muito dura. Para conseguir o ponto certo, siga as dicas a seguir.
Como cozinhar macarrão: ponto
1. Escolha a panela certa
Cozinhar o macarrão em panela pequena impede a massa de ficar “al dente”. Proporcione espaço e água suficiente para o macarrão cozinhar. Assim, ele não gruda no fundo e é cozido de maneira uniforme.
2. Água suficiente
A quantidade de água usada é muito importante para que o macarrão fique no ponto certo. O ideal é que se use 1 litro para cada 100 gramas do produto, sempre cozinhando em uma panela grande, maior em altura do que em diâmetro e em fogo alto.
3. Ferva antes
Sempre espere a água ferver antes de colocar a massa dentro da panela. Se você estiver cozinhando espaguete, não quebre os fios. Quando a parte que já estiver na água amolecer, o macarrão vai escorregar para dentro por inteiro.

4. Mexa sempre
Então, mexa. É um dos segredos mais importantes dos preparo da massa: mexer dentro da panela diversas vezes durante o tempo de cozimento. O macarrão não vai grudar um no outro ou no fundo da panela e vai cozinhar por igual e ficar soltinho.
5. Ponto certo
Para ter um macarrão solto e bem cozido, desligue o fogo pouco antes dele de ficar completamente macio. Até servir, mantenha um pouco de água quente ainda na panela.
6. Experimente
Para saber o ponto do macarrão, é preciso experimentar. Se estiver cozido por dentro, está pronto. Não é preciso cozinhar até que fique macio. Pois a temperatura a umidade que ficam finalizam esse processo.
Receitas de macarrão vegetal
- Macarronada sem macarrão: 4 jeitos de fazer massa falsa
- Utensílio transforma qualquer vegetal em macarrão: conheça
- Pasta de mentira: Gracyanne ensina pratos que você pode copiar