Veja um passo a passo para garantir um ovo na textura que você gosta e com boa aparência
Embora muitos cozinheiros afirmem que ovo com gema mole não significa gema crua, há quem não goste da textura e do sabor dela assim. Se esse é o seu caso, saiba que você pode ter um prato bonito e ainda assim na cocção que você prefere.
Veja abaixo algumas dicas para alcançar o ovo com gema dura perfeito.
Como fazer ovo com gema dura sem estourar?

Apesar de ser mais fácil de garantir uma gema dura, estourá-la não resulta na melhor aparência do prato. No entanto, em alguns casos, ela pode se romper também quando a temperatura da frigideira está muito alta ou devido a algum movimento bruto. Por isso, é importante seguir alguns passos para uma cocção por igual.
- Panela e calor: Use uma frigideira antiaderente e pré-aqueça em fogo médio-baixo. Evite fogo alto direto, pois ele pode causar rachaduras.
- Óleo ou manteiga: Coloque uma camada fina de gordura para evitar que o ovo grude e para reduzir atrito quando for virá-lo ou movimentá-lo.
- Hora de quebrar o ovo: Faça isso em uma tigela pequena ou em um canto da frigideira próximo à borda, evitando deixar a gema “solta” cair com impacto no centro fervente.
- Cozimento: Deixe o ovo assentar até que a clara fique com bordas firmes e bem branca. Se quiser garantir mais firmeza à gema, tampe a frigideira por 30-60 segundos para que o vapor ajude a “selar” a gema suavemente.
Você não precisa virar a gema para baixo para que ela esteja completamente dura. Basta cozinhar lentamente. No entanto, essa técnica ajuda a garantir melhor cozimento, embora cause risco de rompimento se ela já não estiver bem cozida.