Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, que o sorvete seria uma invenção dos norte-americanos ou dos italianos, ele pode ser bem mais oriental do que parece. Assim como outras manias milenares, o hábito de chupar algo geladinho foi inventado pelos chineses. A seguir, conheça algumas outras curiosidades a respeito da história dessa sobremesa, hoje universal.
Fatos curiosos sobre o sorvete
1. Época da sua criação
Acredita-se que essa iguaria tenha sido inventada pelos chineses há mais de três mil anos. Ou seja, antes de Cristo já se chupava sorvete.
2. A receita dos chineses
No início, os chineses faziam o que era possível: misturavam neve, mel, frutas e gema de ovo.
3. Como os árabes a incrementaram
Depois, a receita foi incrementada pelos árabes, que misturaram água, criando assim o sorbet.
4. A receita dos italianos
Anos mais tarde, os italianos acrescentaram leite e passaram a fabricar o produto numa máquina mantecadora, dando origem ao famoso gelato.
5. A dose perfeita
O equilíbrio entre a água e o açúcar é o que garante a textura ideal do gelato. Essa dosagem depende ainda do sabor a ser produzido. Alguns necessitam de mais açúcar que outros.
6. Irmão magrinho
Ainda assim, a quantidade de açúcar no gelato é bem inferior à utilizada no sorvete. O gelato também possui menos ar. Aliás, esse é um fator muito importante para se chegar à consistência característica do produto.
7. Consumo da Itália X consumo do Brasil
Na Itália, o consumo de sorvete é três vezes maior que o consumo no Brasil, chegando a nove litros por pessoa ao ano.
8. Sobremesa, que nada
O sorvete ou gelato é considerado um alimento completo, e que pode ser consumido a qualquer hora e estação, porque contém proteínas, açúcares, cálcio e ainda vitaminas.
Receitas de sobremesa: 9 sugestões com menos de 100 kcal