Uma das bebidas prediletas do brasileiro, o café, também ganhou status de ingrediente com procedência, qualidade e seleção controlada. Porém, essa “gourmetização” dos grãos selecionados em tipos especiais também transformou o preparo da bebida em algo requintado e que exige mais cuidados para não perder seu aroma e sabor especial. A seguir, conheça 7 erros comuns ao passar um café que podem alterar sua especialidade.
Evite errinhos ao passar café:
1. Cuide da temperatura da água
No preparo de qualquer tipo de infusão a água não pode chegar a ferver. A temperatura ideal é quando a água começar a liberar bolhas de ar do fundo da chaleira. Caso levante fervura, tire a água do fogo e aguarde em torno de três minutos antes de passar para baixar a temperatura.
2. Utilize coador de papel
Hoje existem até coadores específicos para os tipos especiais de café. Caso for utilizar o comum, sempre prefira o de papel e a dica é antes de colocar o pó, despejar um pouco de água quente para lavar o filtro. Assim, você consegue uma bebida com sabor e aroma mais puro possível.

3. Não coloque açúcar
Jamais misture o açúcar na água, ou mesmo no pó dentro do coador, para o preparo de cafés especiais. Alguns blends até já possuem um grau de doçura que para alguns paladares já é suficiente. De qualquer forma, como cada tipo tem seu aroma e sabor característico, têm gosto muito individuais.
4. Conserve o pó na própria embalagem
Cafés especiais são acondicionados em embalagens específicas que, normalmente, possuem uma válvula que retira o oxigênio da embalagem, evitando a oxidação do pó.
5. Ou prefira moer o grão hora
Se puder, opte por comprar cafés especiais ainda em grãos. Para isso, é preciso ter um moedor em casa. Senão, procure comprar o produto em cafeterias que façam a moagem do grão na hora para você.
6. Controle a quantidade de pó
Para obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó. Ou seja, para cada 100ml de água, você deve utilizar 10 gramas de pó.
7. Moa especialmente para sua cafeteira
Quando for moer o grão, é importante saber que existem granulações diferentes para cada forma de preparo: Expresso, French Press, Aeropress, entre outros que demandam moagens específicas. Cada preparo ressalta características diferentes do sabor do café, o que aumenta o seu apelo.
Cafeína para quê te quero?
- Alimentos ricos em cafeína: 5 opções
- Consumir café pode trazer riscos à gestação?
- 5 coisas que ninguém nunca te contou sobre cafeína