Beber água e sucos regularmente faz superbem para o organismo de adultos e crianças. Mas, a quantidade de açúcar e sódio de alguns sucos industrializados pode comprometer a sua saúde e sabotar a dieta. Uma opção mais nutritiva para consumir e dar aos filhos sem ter muito trabalho é utilizar a polpa da fruta congelada. Quer aprender a fazer em casa? A nutricionista da empresa especializada em alimentação infantil Chefe de Papinha, Nathália Guedes, explica o passo a passo da produção.
Polpa de fruta congelada: como fazer
O preparo da polpa congelada é bem prático e, caso você queira mostrar a importância da ingestão das frutas para seus filhos, vale até chamar as crianças para ajudar a fazer – isso irá despertar a curiosidade dos pequenos.
O processo de triturar as frutas e misturar com água deve ser feito no liquidificador. Adicione pedaços da fruta escolhida no copo do eletrodoméstico (pode ser mais de um tipo) e vá acrescentando água aos poucos. A polpa deve ter consistência pastosa, para ser colocada em forminhas de gelo ou de picolé.
Para deixar a mistura menos azeda, você pode triturar junto uma colher de sopa de ameixa seca ou uva-passa, que dão um gostinho mais adocicado e são opções naturais ao açúcar refinado.
Leve o preparo ao congelador e tire somente na hora que for usá-lo. A polpa tem validade de 3 meses no freezer.

“Em todo processo de transformar a fruta em suco, sempre há perda de nutrientes e fibras, mas a polpa caseira ainda é melhor que um suco industrializado”, explica a nutricionista Nathália Guedes.
Combinação de frutas para suco
A polpa caseira pode ser feita com uma variedade imensa de combinações entre frutas, verduras e legumes.
“Uma boa dica é misturar frutas para formar polpas diferentes ou até misturar um legume ou verdura, por exemplo, batendo laranja com cenoura, que nem precisa de água, e morango com beterraba”, explica a jornalista e cozinheira do Chefe de Papinha, Nathália Donato. “Dá para misturar também fruta com ervas como cidreira ou capim santo, ou com água de coco”.
Na hora de escolher a combinação para o preparo, use a imaginação e escolha as frutas com maiores benefícios à saúde.
Descongelar a polpa
A praticidade pode ser uma aliada na sua rotina para incluir sucos naturais na alimentação das crianças. Por isso, uma boa opção é usar a polpa para colocar na garrafinha que seus filhos levam na lancheira.
“Na hora de enviar a garrafinha de suco na lancheira, coloque água e um ou dois cubinhos da polpa congelada. Antes de beber, é só agitar a mistura”, explica a cozinheira.
Mais sobre saúde infantil: como montar uma lancheira saudável