Existe época do ano mais mágica para uma criança do que o Natal? O brilho dos enfeites, o clima de confraternização entre a família, a espera pelo Papai Noel é sempre uma recordação fantástica e memorável. Toda essa magia, no entanto, só pode ser mantida e cultivada com a ajuda dos adultos. Por isso, envolva as crianças desde os preparativos até a véspera. Veja a seguir algumas sugestões de atividades para realizar com os pequenos.
Leia também:
10 dicas de livros para crianças de 8 a 12 anos
Existe um tipo de brinquedo ideal para cada fase da criança
Brinquedos para bebês de 2 anos: opções que divertem e estimulam
Como estimular o espírito de Natal nas crianças em 7 ideias
1. Monte o presépio!
Acompanhar a encenação no nascimento de Cristo, para até a chegada dos Reis Magos, é sempre emocionante e repleto de muita expectativa e imaginação para os pequenos. E o processo de montagem e produção do cenário do presépio pode ser bastante lúdico, com a escolha dos personagens, miniaturas de animais, pedrinhas, vegetação.
2. Faça doces natalinos
Chamar as crianças para ajudar na cozinha é diversão na certa. Principalmente a proposta for fazer os doces com propósito de presentear a todos da família. Podem ser biscoitinhos de Natal ou bolos rústicos, peça ajuda para embalar e entregar depois.
3. Escreva cartas e desenhe cartões
As crianças podem ajudar no feitio de cartões para parentes distantes, e amigos da família que moram longe, ou mesmo para troca de cartões nas celebrações. Desenhos recortados em forma de móbili também podem render boas decorações natalinas.
4. Cante canções natalinas
Vocês podem reunir as crianças da família, da vizinhança, ou mesmo da igreja a que frequentam e ensaiar um coral. Escolham algumas músicas, de uma a três canções que elas podem memorizar e ensaiem. Esse pequeno coral poderá ser a alegria da vizinhança passando de casa em casa, alegrando aqueles que muitas vezes passarão o Natal sozinhos.
5. Escolha uma cartinha nos Correios
Em várias cidades do Brasil, os Correios possuem a campanha Papai Noel nos Correios, onde várias crianças de famílias menos favorecidas enviam suas cartas. Você só precisa ir ao correio mais próximo e escolher uma cartinha de Natal, providenciar o pedido e os Correios se encarregam de entregar.
6. Embrulhe presentes
Antes da véspera, alguns presentes podem ser embrulhados na presença das crianças. Estimule-as a escolher algo pessoalmente para presentear alguém que queiram e produzam também o embrulho. Na noite de Natal, deixe as crianças se disfarçarem de ajudantes de Papai Noel para participar da distribuição dos presentes por toda a família.
7. Faça uma sessão fotográfica
Reunir toda a família para aquele clique tradicional ou gravar um vídeo sobre quem está presente neste Natal, mostrando o quão divertido está sendo e como esse dia ficará guardado para muitos anos depois pode ser muito emocionante. Vocês podem cantar músicas de Natal, improvisar uma encenação natalina ou simplesmente deixar uma mensagem para mais tarde recordar.