Além de enfeitar a mesa com seu visual exuberante, a romã está sempre presente nas festas de fim de ano porque, segundo as superstições, ela simboliza fartura, sorte, fertilidade e prosperidade.

No Réveillon, a fruta pode ser consumida in natura, aparecer em saladas, ser incluída na lentilha e até virar uma caipirinha diferente. Mas por que, afinal, a romã é listada como um dos alimentos da sorte para o Ano-Novo?
Romã no Ano-Novo
As crenças relacionadas à romã são antigas e foram abraçadas por várias culturas ao longo dos anos. Para os gregos, por exemplo, as abundantes sementes da fruta eram um sinônimo de amor e fecundidade.

Na Roma Antiga, o alimento estava sempre presente nos banquetes porque simbolizava nobreza e riqueza. Na cultura judaica, a romã indica promessa de esperança e prosperidade para o novo ano.
Simpatia da romã para o Ano-Novo
Existem várias simpatias com romã para o Réveillon, mas a mais tradicional é a de colocar na boca três sementes da fruta, sem morder, mentalizar três pedidos e, em seguida, secar as sementes e guardá-las na carteira ao longo do ano seguinte.