De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade são práticas, representações, expressões, técnicas e saberes que as comunidades reconhecem como parte integrante da sua cultura. Ainda que muitos não saibam, comidas e produtos alimentaresm também podem ser patrimônios nacionais – e, na mesa dos brasileiros, há uma série deles. Confira:
4
comidas que são patrimônio do Brasil
#1 Acarajé
As chamadas comidas de baianas, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, foram consideradas em 2005 Bens Culturais Imateriais do Brasil. O acarajé, bolinho frito preparado a partir de feijão fradinho, é certamente o exemplo mais conhecido e celebrado deste tipo de cozinha.
#2 Queijo de Minas
A forma artesanal e tradicional de preparo do queijo, nas regiões de Canastra, Serro e Salitre, em Minas Gerais, também é considerada um patrimônio do País. Não à toa ele é o ingrediente principal do tão amado e brasileiríssimo pão de queijo.
#3 Doces de Pelotas
Preparados artesanalmente a geralmente a partir de frutas, os docinhos coloniais da região de Pelotas, Rio Grande do Sul, é outro tipo de comida registrada como bem imaterial do Brasil.
#4 Cajuína
Bebida típica do Piauí, a cajuína é preparada a partir do suco de caju, clarificada e esterilizada e, sem álcool, apresenta coloração amarelada resultante da caramelização dos açúcares naturais da fruta. Ela foi reconhecida pelo IPHAN como Bem Cultural Imaterial em 2014.