Sal no macarrão: veja quantidade adequada e momento certo para acrescentá-lo na água

por | nov 1, 2022 | Dicas de cozinha

É bem possível que você já tenha ouvido algum chef de cozinha dizer que, para cozinhar macarrão, a água na panela deve estar “salgada como a do mar”. Mas, de forma prática, qual seria a quantidade de sal adequada para preparar a massa?

Quanto de sal colocar na água do macarrão?

A quantidade de sal que deve ser colocada na água do macarrão varia, claro, da quantidade de massa a ser preparada. Existe um consenso culinário que indica o cozimento de cerca de 100 g de macarrão por pessoa. Para essa quantidade de massa, a proporção ideal de água é de 1 litro.

Sal na água do macarrão
LeventKonuk/Istock

Para cada 1 litro de água, o recomendável é adicionar 1 colher (sopa) de sal. Vale lembrar ainda que o ingrediente só deve ser colocado na água quando ela já estiver fervendo, já que a água salgada previamente demora um pouco mais para levantar fervura.

Dica: caso a massa preparada seja acompanhada por um molho mais salgado, como de queijos como parmesão e gorgonzola, por exemplo, talvez seja melhor diminuir um pouco a quantidade de sal na água. Na dúvida, ao longo do preparo, prove o macarrão e ajuste o tempero.

Como fazer macarrão: dicas práticas