Cartilha da USP ensina o jeito correto de armazenar comida no refrigerador para evitar contaminação
A forma como você decide guardar a comida na geladeira não deve levar em conta somente a praticidade. Você sabia que alimentos armazenados no lugar errado podem favorecer a proliferação de bactérias e, consequentemente, aumentar os riscos de contaminação?
Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), quase 40% das doenças provocadas por alimentos ocorrem dentro de casa, sendo o armazenamento inadequado uma das principais razões.
Além de garantir conservação e manutenção das características nutricionais desejadas, o jeito certo de guardar a comida no refrigerador ainda impede a multiplicação de micro-organismos nocivos à saúde.
O simples ato de mudar o alimento de uma prateleira para outra ou até de um canto para outro do eletrodoméstico já faz toda a diferença. Saiba onde guardar cada tipo de alimento na geladeira, de acordo a cartilha elaborada pelos estudiosos:
Como organizar os alimentos na geladeira
A primeira prateleira, da parte superior da geladeira, é mais fria e, por isso, abriga melhor produtos como ovos, iogurte, leite e derivados. Nessa área, a variação de temperatura é menor, o que favorece a conservação adequada dos alimentos.
Ainda de acordo com os pesquisadores, sobras de alimentos e preparações devem ficar na segunda prateleira. Na prateleira inferior da geladeira, menos fria, ficam as comidas em descongelamento, ou seja, aquelas que são retiradas do freezer para serem consumidas depois.
O espaço das gavetas é ideal para frutas, verduras e legumes, enquanto a área da porta do refrigerador abriga bem temperos, geleias, conservas, sucos, água e bebidas em geral, que suportam melhor variações de temperatura sem estragar.
Quanto tempo pode guardar comida na geladeira?
O tempo que cada alimento pode ficar na geladeira, sem estragar, varia de acordo com sua característica. Prestar atenção aos prazos é de grande importância para não comprometer a qualidade dos outros produtos guardados no local.
Segundo os pesquisadores, sobras de comida devem ficar guardadas na geladeira por, no máximo, 2 dias. Pescados, carnes e frios duram até 3 dias, enquanto frutas, verduras e legumes podem permanecer estocados por um período entre 3 e 7 dias, dependendo do alimento.
Leite e produtos de confeitaria e panificação (como sobremesas, por exemplo) podem ser guardados na geladeira por até 5 dias. Ovos não devem ficar mais de 7 dias no refrigerador e molhos têm prazo maior de duração, entre 20 e 30 dias.