Medo da panela de pressão explodir? 8 dicas garantem mais segurança

por | maio 13, 2022 | Dicas de cozinha

Mesmo os cozinheiros mais experientes costumam ter cuidado extra quando usam a panela de pressão, afinal, todo mundo já ouviu uma história sobre explosão do utensílio. Quem quase nunca cozinha, então, normalmente morre de medo dela.

Vencer o pavor da panela de pressão é importante porque, além de agilizar as preparações, ela ainda ajuda a economizar na conta de gás, já que cozinha os alimentos em até um terço do tempo.

Como usar a panela de pressão com segurança

ca de segurança para usar a panela de pressão é tomar cuidado para não colocar alimento demais no utensílio. Quando ela está muito cheia, a circulação interna do ar fica comprometida, podendo causar problemas.

Panela de pressão
Bratislav Stefanovic/Istock

2. A quantidade máxima de água e alimentos dentro da panela de pressão não deve ultrapassar dois terços de sua capacidade total. Quando está cheia demais, o vapor pode sair com líquidos ou mesmo pedaços de alimento que entopem a válvula, o que pode provocar a explosão.

3. Panela de pressão vazia demais também pode ser um problema. Com pouco alimento ou pouca água, a pressão de dentro pode acabar fazendo com que os líquidos evaporem por completo, queimando a comida.

4. Preste atenção às proporções entre água e alimento. No caso da panela de pressão, seguir à risca as quantidades indicadas em uma receita é ainda mais importante. Para cozinhar o feijão, por exemplo, a proporção é: 1 xícara (chá) do grão para 3 xícaras (chá) de água.

Panela de pressão
MariTavares/Istock

5. O tempo de cozimento na panela de pressão não é contado a partir do momento em que a tampa é colocada, mas sim quando o utensílio pega pressão e começa a “chiar”. Fique de olho no relógio para evitar que o alimento cozinhe de menos ou em excesso, o que também pode causar acidentes.

6. O maior e mais perigoso erro no uso da panela de pressão é tirar a tampa quando ainda há pressão dentro do utensílio. Portanto, nunca abra a panela de pressão se você observar que ainda há vapor saindo pela válvula.

7. A higienização correta da panela de pressão também interfere na segurança. Na hora de lavar, certifique-se que não há restos de alimento entupindo os buraquinhos da válvula e limpe separadamente a borracha de vedação que fica na tampa.

8. Para evitar acidentes com panela de pressão é recomendável ainda trocar a borracha de vedação da tampa a cada 6 meses. O anel, quando desgastado, também pode provocar acidentes.

Panela de pressão elétrica é mais segura?

Se ainda assim seu medo de usar a panela de pressão tradicional persiste, opte pela versão elétrica do utensílio. Apesar de mais caras, elas realmente são mais seguras, já que contam com sistemas de segurança que impedem sua abertura, evitando assim os acidentes.

Panela de pressão elétrica
Nature, food, landscape, travel/Istock

Além disso, as panelas de pressão elétricas ainda costumam ser equipadas com timer programável que desliga sozinho o utensílio ao fim do tempo estipulado.

Dicas de cozinha