Risoto é um prato que geralmente agrada todos os gostos, independente do sabor. Quem quer inovar e surpreender pode optar por uma versão mais exótica e sofisticada do prato, que mistura pera e blue cheese.
Leia também:
Risoto de camarão fica cremoso e saboroso
Risoto de carne seca com abóbora
Risoto de tomates com calabresa
Criada pela chef Paula Labaki em parceria com a indústria catarinense Ceraflame, a receita agridoce é incrementada com nozes e mel. Veja como preparar:
Ingredientes
- 2 l de caldo de legumes
- 3 unidades de peras Williams ou D’água
- 100 ml de mel
- 150 g de manteiga sem sal
- 1 unidade de cebola branca
- 500 g de arroz carnaroli ou arbóreo
- 375 ml de vinho branco
- 100 g de blue cheese
- 50 g de nozes sem cascas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Risoto agridoce: pera e gorgonzola (Shutterstock)
Modo de preparo
1 – Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível.
2 – Descasque as peras e corte-as em cubos de 1 cm x 1 cm aproximadamente.
3 – Coloque as peras picadas em uma assadeira, regue com o mel e leve ao forno a 200º C, até que fiquem levemente douradas. Reserve.
4 – Em outra panela de fundo largo, acrescente a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 2 a 4 minutos, ou até que fique transparente.
5 – Aumente um pouco o fogo e acrescente o arroz. Ao mesmo tempo, adicione o vinho e misture bem até evaporar.
6 – Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e continue mexendo. Quando o líquido reduzir um pouco (mas sem secar totalmente), adicione outra concha. Repita a operação, sem parar de mexer, até que o arroz esteja no ponto desejado (al dente), sempre em fogo médio.
7 – Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Lembre-se que o queijo gorgonzola ainda será adicionado, portanto não exagere no sal. Se for necessário, acerte no final.
8 – Acrescente o queijo gorgonzola, as peras e as nozes e misture cuidadosamente. Reserve um pouco destes ingredientes para decorar.
9 – Verifique o ponto: o risoto precisa ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar um pouco durinhos. Se ainda estiverem muito crus, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe que a preparação seque completamente, ou o risoto ficará ressecado.
10 – Desligue o fogo, acrescente uma colher de manteiga, sem misturar, e tampe a panela. Decore e sirva em seguida.
Confira outra receita de risoto: