Quando fazemos receitas nos deparamos com os mais diversos tipos de pimenta. As mais comuns usadas para temperar pratos são a pimenta-do-reino e a pimenta-de-cheiro. Fizemos uma seleção das 8 pimentas mais usadas para cozinhar.
Veja também
Como conservar verduras
Dicas de como congelar alimentos
7 maiores erros na cozinha
Pimenta-do-reino
A pimenta-do-reino é uma pimenta moída e uma das mais utilizadas pela maioria dos cozinheiros, não só aqui, mas no mundo todo. Seu sabor incrementa os mais variados pratos e deixa com um sabor levemente apimentado.
Porém essa pimenta não deve ser usada em grande quantidade, do mesmo jeito que ela dá um toque diferente, uma quantia exagerada pode deixar a comida apimentada demais. Uma dica é utilizar a pimenta-do-reino para dar um gosto mais forte aos molhos.
Pimenta-dedo-de-moça
A pimenta-dedo-de-moça é indicada como tempero de saladas. É uma pimenta mais suave, ela pode ser encontrada de várias formas, líquida, moída, conserva ou desidratada. Ela é bastante utilizada em saladas, frutos do mar, carnes bovinas e aves.
Pimenta-de-cheiro
É típica da culinária do nordeste, é uma pimenta baiana e seu grau de ardência varia como a forma que a pimenta foi armazenada, quais condimentos usados e quanto tempo ficou guardada. Ela é muito utilizada no preparo de peixes.
Pimenta japaleño
A pimenta japaleño tem sua origem no México e é consumida fresca. Ela é bastante popular nas culinárias mexicana e estadunidense. Quando seca, ela é defumada e fica conhecida como chipotle.
Pimenta chilli
A pimenta chilli também tem sua origem no México e é extremamente picante, deve ser usada com muito cuidado. Ela é utilizada principalmente nos pratos de sopas e molhos cremosos.
Pimenta malagueta
A malagueta é uma pimenta ardida e é inclusive usada no preparo de outros tipos de pimenta para auxiliar no gosto. Ela é utilizada no preparo dos molhos de feijoada, pratos baianos e carnes.
Pimenta cumari
A pimenta cumari é considerada uma das pimentas mais fortes. Não é recomendada no uso de receitas. Ela é usada na maioria das vezes para preparar comidas em conserva que levam um toque ardido.
Molho de pimenta
Para quem não é muito fã do gosto ardido da pimenta, uma dica é, ao invés de usar a pimenta, comprar os molhos de pimenta prontos vendidos em supermercados. Ela tem um sabor de pimenta fraca e é ideal para dar um leve gosto ao prato.