Que tal levar um pedacinho do seu restaurante favorito para casa? Na tentativa de incrementar os negócios e satisfazer os clientes, cada vez mais estabelecimentos apostam na venda de produtos que vão muito além do cardápio tradicional. No início dos anos 70, os norte-americanos Isaac Tigrett e Peter Morton resolveram abrir em Londres o primeiro Hard Rock Cafe. O sucesso foi tão grande que, uma década depois, a rede iniciou a sua expansão e conta atualmente com mais de 140 filiais espalhadas por 36 países.
A moda dos bares temáticos pegou e alguns restaurantes resolveram embarcar na mesma estratégia. “Os estabelecimentos que usam esse artifício possuem uma identidade, atendem a um determinado público, fazendo com que a venda de produtos seja um atrativo para os clientes e não entre em conflito com o prazer de comer fora. É o gancho para vender algo além do prato sem que o restaurante fique com cara de loja”, explica o consultor de Marketing Mario Persona.
O cardápio do futuro
Foi em Londres que tudo começou e é também da capital inglesa que vem o exemplo de como será o futuro. No restaurante oriental Inamo, as mesas são verdadeiras telas touch screen, onde o cliente pode selecionar os pratos e ver suas fotos. Este artifício traz inúmeras possibilidades de marketing e poderá transformar os restaurantes em verdadeiros pontos de venda para qualquer tipo de produto.
“A tecnologia está reinventando o espaço desses estabelecimentos e quem souber aproveitá-lo com criatividade, certamente ajudará a inaugurar um novo conceito na velha experiência de ‘sair para jantar’. Ao invés de irmos a um restaurante em um shopping qualquer, iremos ao shopping na mesa de um restaurante”, prevê Mario Persona.
Conheça alguns restaurantes brasileiros que apostaram nessa estratégia e aproveite para conferir seus produtos no nosso slideshow.
Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro
O ambiente requintado da tradicional Confeitaria Colombo oferece aos seus clientes muito mais que um simples cardápio. Localizado no centro financeiro do Rio de Janeiro, o espaço acolhe há mais de um século um público diversificado de executivos, turistas e gente famosa. Entre as especialidades da casa estão o clássico camarão empanado e a coxa creme. O quindim em camisola e o pastel de Belém também fazem sucesso.
Dividida em seis ambientes em estilo Art Nouveau, com pisos de ladrilho português e espelhos de cristal belga, a confeitaria coloca à venda alguns mimos aos seus visitantes desde 2001. “O Espaço Memória funciona como um pequeno museu e loja de recordações, uma verdadeira volta ao tempo. Os clientes queriam ter uma lembrança, por isso resolvemos vender aventais, camisetas, porta CD’s, louças, além da tradicional caixa de biscoitos leque, tudo com estampas que remetem à fachada e ao piso do lugar ou com fotos antigas da confeitaria”, afirma o superintendente e Chef Executivo da Colombo, Renato Freire.
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