Macarons são bolinhos recheados que vieram da França. A sobremesa vem conquistando espaço também no Brasil e há quem diga que eles podem até vir a substituir os tradicionais bem-casados.
Bel Macarons é especialista e pioneira na produção de macarons no Brasil. A chef aprendeu as técnicas do preparo da sobremesa enquanto trabalhou e estudou na França. “Fiquei seis meses só fazendo macarons e me apaixonei. Voltando ao Brasil e vendo que ainda não havia aqui, resolvi começar a fazer para vender. Conforme a procura foi aumentando e as pessoas se interessando resolvi abrir a empresa Bel Macarons”, conta a chef.
Bel lista os utensílios necessários para preparar a sobremesa: “Balança, peneira, batedor de claras, espátula, saco e bico de confeiteiro, forno (se possível elétrico), batedeira, tigela, assadeira lisa e papel manteiga”.
A chef afirma que qualquer pessoa é capaz de preparar macarons. “Use somente ingredientes de primeira qualidade e não tenha medo de tentar”, incentiva. “Basta deixar os macarons descansarem após fazer as bolinhas no papel manteiga, antes de ir ao forno e caprichar no recheio”, completa.
Quem quiser agradar os rapazes capriche no tamanho. Bel garante que eles adoram os maiores. Já as crianças gostam de todos os tipos.
Macaron de caipirinha de limão, da Bel Macarons
Rendimento: de 45 a 50 pequenos macarons
Ingredientes do macaron:
190g de farinha de amêndoa
310g de açúcar de confeiteiro
150g de clara de ovo
95g de açúcar refinado
Corante verde e amarelo
Ingredientes do ganache de caipirinha de limão:
250g chocolate branco
20 colheres de creme de leite fresco
3 a 4 limões (coado)
1 dose de cachaça
Modo de preparo:
– Prepare a ganache de chocolate branco, pesando todos os ingredientes. Derreta o chocolate em banho-maria e coloque ao mesmo tempo em outra panela o creme de leite e deixe ferver. Após levantar fervura, despeje o creme de leite frio sob o chocolate derretido. Mexa bem o chocolate com ajuda de um fouet (batedor). Acrescente o suco de limão e mexa. Por último acrescente uma dose de cachaça e mexa. Deixe a ganache esfriar e tomar consistência na geladeira.
– Pré-aqueça o forno a 150 graus. Pese todos os ingredientes para o macaron. Peneire a farinha de amêndoa e o açúcar de confeiteiro e misture os dois.
– Bata as claras em neve (firmes) e aos poucos adicione o açúcar refinado. Desligue a batedeira. Separe as claras batidas em dois e adicione o corante (mexendo de baixo para cima – metade amarelo e metade verde).
– Adicione a mistura da farinha de amêndoa e açúcar de confeiteiro (meio a meio) aos poucos (mexendo de baixo para cima).
– Coloque a mistura dentro de um saco de confeitar com bico médio e sob uma assadeira sem beiradas com papel manteiga, faça pequenas bolas do tamanho desejado. Deixe formar uma leve película (secar) por 30 minutos. Asse na altura mediana do forno em torno de 10 a 15 minutos. Depois de frio, descole, cuidadosamente, os macarons com uma espátula.
– Faça os pares amarelo e verde e recheie os macarons com o ganache usando um saco de confeitar. Feche os pares e deixe na geladeira bem coberto, ate servir.
LEIA TAMBÉM:
Macaron, sim! – Primo distante dos nossos bem-casados, o quitute francês é deliciosamente leve e colorido
Cupcakes diversos – Bolinho com novas apresentações e sabores