Dicas para economizar na ceia de Natal

A época de fim de ano é marcada pelos excessos, tanto nos comes e bebes quanto nos gastos. Além de comprar presentes para familiares e amigos, a preparação da ceia de Natal e Ano-Novo é outra atribuição típica do período que pode acabar pesando bastante no bolso, comprometendo todo o 13º salário ou causando apertos financeiros já no início do ano.

Leia também:

Como fazer a decoração de Natal gastando pouco

Enfeite de mesa decorado para Natal: faça você mesma

9 passos para economizar no presente de Natal

Porém, não é preciso gastar rios de dinheiro para fazer uma comemoração bacana. Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, existem muitas maneiras de economizar na preparação da ceia. Confira as dicas:

Junte-se a amigos e parentes para fazer uma ceia natalina em conjunto. Assim, todos conseguem economizar e ainda têm menos trabalho.

Ao invés de passar o Natal em clubes ou restaurantes, que cobram uma fortuna pelo jantar, fique em casa e curta este momento em família. Além de econômica, a ação tem tudo a ver com o espírito de união da data.

Não deixe para fazer as compras de supermercado e decoração na última hora, pois os produtos tendem a encarecer.

Troque produtos caros e importados por versões nacionais e mais baratas. A sugestão de Reinaldo é apostar em um Natal tropical, tipicamente brasileira e adequada ao nosso clima.

Evite excessos. Na hora de comprar a comida, calcule mais ou menos quanto cada pessoa vai comer e não ultrapasse muito a média. A mesa farta no Natal pode ficar mais bonita, mas, no final, você vai acabar com um monte de sobras na geladeira que depois de certo tempo ninguém mais vai aguentar comer. E, claro, irá gastar muito mais. Compre o necessário.

Seja criativa e crie receitas com ingredientes que já tem em casa. Compre apenas os complementos que dão um toque especial, como a uva-passa.

Use a criatividade também na decoração. Reaproveite objetos que tem em casa e dê novas utilidades para eles, ou então faça um artesanato de enfeite natalino.

Uma forma barata e prática de decorar a mesa do jantar é espalhando bolas de árvore de Natal que você com certeza tem em casa, ou então enchendo taças de vidro com confeitos coloridos.

Será que é necessário comprar roupas novas para a ocasião? Dê uma revirada no armário: você pode encontrar uma peça esquecida que se enquadra perfeitamente na data. Se quiser comprar, escolha algo que você irá usar novamente.

Cuidado com excesso de bebidas. Além de serem itens caros, podem provocar situações indesejadas, como ressaca e acidentes. De novo, calcule a média de consumo por pessoa e pesquise preços em diferentes locais para conseguir o melhor negócio.