Tipos de feijão (Crédito: Delicioso)

Feijão preto, carioca, fradinho e mais: tipos de feijão e como preparar cada um deles

Essa leguminosa traz versatilidade para a cozinha com uma lista de muitas possibilidades de pratos

Embora seja recorrente no prato dos brasileiros, o feijão é muito mais versátil do que imaginamos. Afinal, além da versão ensopada, ele pode virar diversas outras receitas.

Isso se multiplica quando aproveitamos os diversos tipos de feijão, por exemplo. Conheça abaixo melhor cada um deles e veja como prepará-los.

Quais os tipos de feijão?

Feijão carioca

(Crédito: freepik/freepik)

Um dos queridinhos do Brasil, ele é bastante comum no prato do dia a dia a depender da região e traz muito benefícios à saúde. Afinal, é fonte de fibras e proteínas. Além disso, ele libera amido durante o cozimento, o que deixa o caldo mais encorpado. Por isso, é perfeito para pratos ensopados, além do clássico feijão tropeiro. Temperos marcantes e defumados, como alho, cebola e bacon, vão muito bem com esse tipo de feijão.

Feijão preto

Outro que faz muito sucesso, o feijão preto reina como básico em alguns lugares do país e também como o protagonista da feijoada por todo o Brasil. Ele conta com uma casca mais firme, o que garante que o grão fique inteiro mesmo após cozido. Além disso, têm um caldo mais ralo por liberar menos amido. Por isso, para engrossar o caldo, a sugestão é amassar alguns grãos.

Feijão branco

Além da cor, ele é conhecido por ter grãos maiores e uma textura macia. Por isso, serve tanto para sopas, quanto para saladas refrescantes. Outro ponto interessante está no fato de ter um sabor mais neutro, o que garante que a receita tenha o sabor dos temperos que você acrescentar.

Feijão fradinho

Ele é menor e, por isso, cozinha mais rápido. Muito utilizado no norte e nordeste e conta com uma casca mais fina e grão bem macio. Serve para receitas do dia a dia, como saladas refrescantes ou acompanhamentos, e até para o acarajé.

Feijão de corda

Esse feijão não forma caldo e, por isso, é ideal para receitas mais secas, como saladas. Seu cozimento também é rápido e pode ser a estrela de um baião-de-dois, por exemplo.

Outros tipos

Além dessas opções há outras como jalo, rajado, vermelho e roxo, que, embora menos utilizados, rendem ótimas receitas.

Dicas de cozinha