Como usar o óleo de cozinha de forma correta

por | jun 30, 2016 | Receitas

O óleo de soja, se usado de forma correta, possui muitos benefícios como, por exemplo, a prevenção do câncer. Porém, existe um tipo de óleo para cada preparo de receita. É importante não usar apenas um para todas elas e tomar cuidado com o excesso. 

Dicas para cozinhar
Carne para churrasco: como temperar e qual escolher

Cozinhar em banho-maria: o que é e como fazer

10 dicas para cozinhar melhor

Destino do óleo

Ao utilizar o óleo, cuidado com o seu destino. Não o jogue quente ou frio pela pia da cozinha, se estiver quente pode corroer os canos ou grudar. Após usar o óleo uma vez, ele pode ser reaproveitado, porém com cautela. Conserve em um potinho plástico e, quando não estiver mais utilizável, coloque dentro de dois saquinhos e leve para a reciclagem.

Esse procedimento é importante porque 1 litro de óleo pode contaminar até 10.000 litros de água, além de prevenir problemas no encanamento.

Reutilização do óleo

Para reutilizar o óleo é preciso que ele passe por um processo de filtragem, que consiste em primeiro deixar em temperatura morna, depois coar para que não fique nenhum vestígio de comida. Em cima do potinho, coloque um filtro de café ou gaze e despeje o óleo.

É importante lembrar que se foi usado para fritar peixe, ele não poderá ser usado para fritar carne ou outro tipo de alimento, isso porque o gosto do peixe fica muito presente no óleo e pode interferir no preparo da outra receita.

Com exceção ao peixe, sua reutilização é aconselhável até 4 vezes. Quando o óleo começar a ficar escuro, ele está impróprio para uso, jogue fora.

Quando seu uso estiver no limite, além de poder jogar fora, uma alternativa é reciclar o óleo em casa e fazer um sabão para lavar roupa. Além de economizar, não polui o meio ambiente.

Como fazer sabão

Materiais

  • 5 litros de óleo de cozinha usado
  • 2 litros de água fervendo
  • 200 ml de amaciante
  • 1 kg de soda cáustica

Passo a passo

Em um balde, coloque a soda cáustica, despeje a água fervendo e mexa até diluir a soda. Aos poucos acrescente o óleo e o amaciante, misture bem para incorpar todos os ingredientes.

Despeje a mistura em uma forma funda e deixe endurecer, leva aproximadamente 1 dia. Corte do tamanho que você quer e está pronto para usar.