Peixe é um ingrediente sofisticado, saboroso e cheio de versatilidade. Assado, frito, empanado ou ensopado, ele está presente nas cozinhas brasileiras e tem um forte peso cultural principalmente nas cidades litorâneas. Rico em ácido graxo e ômega-3, apesar de tão comum no dia a dia, exige muita atenção e cuidado desde a hora de escolha do peixe fresco até o momento de prepará-lo, para não despedaçar a carne ao tirar as escamas e as espinhas.
Passo a passo: como limpar peixe
Por isso, o chef Biba Fernandes, especialista em pratos com peixes e frutos do mar, compartilha algumas dicas de como limpar o pescado para quem quer mandar bem na hora de preparar um prato íntegro e delicioso:
Para começar, retire primeiro as escamas do peixe com uma faca fazendo movimentos contrários à cobertura do animal, no sentido do rabo em direção à cabeça e corte as barbatanas bem rente à pele.
Depois, faça um pequeno corte abaixo da cabeça para facilitar o corte maior, na região abdominal. Retire todas as vísceras e lave com água corrente por dentro. Retire as espinhas e a cabeça e corte de acordo com o formato desejado para o preparo, seja em postas ou em cubos.
Como os peixes possuem carne sensível, por não fazerem tantos esforços na água, seus músculos são frágeis e isto torna o cozimento rápido. Cuidado para não exagerar no tempo de preparo para que a carne não fique borrachuda ou ressecada.s
Como congelar: Carne, frango e peixe?