Convide seus amigos para um encontrinho em casa. Para que tudo saia perfeito e você possa desfrutar o melhor tempo na companhia deles, o ideal é organizar tudo antes. Para seu completo sucesso, Jean-Michel Robier, da escola de culinária Ferrandi, revela os melhores conselhos para você não falhar nessa hora. Tome nota destas oito dicas e se torne um expert em recepções!
Como receber os amigos para um jantar:
1. Ambiente
Antes de escolher os pratos e assim por diante, certifique-se de que o espaço esteja impecável. Para desfrutar de uma boa refeição com os seus convidados, é essencial a sensação de limpeza e espaço. Se a refeição será ao ar livre, coloque a mesa na sombra e se certifique de que está protegida do vento e que não há folhas ou outros elementos no solo que poderiam voar para cima dela.
2. Conforto
Para saber quantas pessoas podem caber na mesa, separe de 60 a 80 centímetros por convidade. Assim, você vai ter certeza de que todos estão confortáveis. Em seguida, deixe livre a borda da mesa, nunca colocando objetos a menos de 2,5 a 5 centímetros da margem. Os pratos nunca deve ultrapassar essa borda.
3. Lugar dos talheres
Coloque-os a 1,3 cm do prato, que podem ser alinhados com a parte superior ou inferior. Sempre coloque os garfos à esquerda do jantar (com dentes para cima, estilo Inglês, ou para baixo, francês), facas à direita e a faca de queijo e uma colher de sobremesa em cima do prato.
4. Copos e taças de vidro
Copos e xícaras são sempre colocados em cima da faca, e você pode alinhá-los em uma linha ou formando um triângulo. Apenas recorde que a peça maior e mais alta deve ser colocada para dentro.
5. Guardanapos
O mais recomendável é criar um volume com apenas dois ou três dobras e colocá-lo sobre o prato ou no interior do copo maior.
6. Condimentos
A melhor maneira de distribuir os temperos na mesa é daquele jeito em que todos os convidados confortavelmente podem alcançá-los. Por exemplo, coloque um barco de molho para cada duas ou três pessoas ou sirva em pequenas tigelas ou pratos decorativos.
Na cozinha: Como organizar a bagunça dos potes de plástico