Comida Halal >

por | jun 30, 2016 | Receitas

Haram X Halal

Veja como são vistos alguns tipos de alimentos pela ótica islâmica:

( Fonte: site da Cibal)

Aditivos e ingredientes

– Álcool etílico ou etanol é um líquido incolor, produzido pela fermentação de vegetais, em especial, da cana de açúcar. É utilizado em bebidas alcoólicas e como solvente de aditivos alimentares. Bebida alcoólica é haram (não permitido).

Alimentos que, em sua base de elaboração, contenham álcool utilizado como solventes é haram. Existem outros álcoois que são permissíveis (Halal) pela Jurisprudência Islâmica: os provenientes do petróleo, como, por exemplo, o plopileno glicol.

– Coalhos obtidos a partir do estômago de bezerros e bois. É Halal, se obtidos de animais abatidos conforme Jurisprudência Islâmica. É haram, se obtidos sem o abate islâmico. Atualmente, existem alternativas mais confiáveis como o coalho de origem microbiana, que é 100% Halal.

– O corante vermelho carmin (ácido carmínico, cochinilha). Origem: extraído a partir de partes secas do corpo da fêmea do inseto Dactilipius coccus, que vive em cactos nativos na região do México e são cultivados na América do Sul. Segundo nossas instituições irmãs espalhadas pelo mundo, este produto foi decretado como haram. Nossos irmãos seguem o conhecimento do nobre estudioso Hanafi Muzhab.

– A gelatina é um colágeno extraído da pele e ossos de animais. A grande maioria das gelatinas encontradas em supermercados, no Brasil, é de origem suína, portanto haram. A legislação brasileira não obriga os fabricantes de gelatina descriminarem sua origem nas embalagens ou rótulos.

A gelatina A é de origem suína, haram. A gelatina B de origem bovina. Para que esta mesma seja considerada halal, deve ser proveniente de animais abatidos conforme a Jurisprudência Islâmica.A gelatina de peixe é Halal. Gelatina vegetal é Halal. Procure se informar com os fabricantes sobre a origem da gelatina a ser consumida. Caso de origem suína, você estará consumindo um alimento haram.

– A L-Ceteína é um ingrediente muito utilizado em produtos de panificação e aromas. Sua extração se dá a partir de fios de cabelo humano, penas de aves e materiais sintéticos.
É Halal, se obtido de materiais sintéticos (petróleo) ou de pena de aves como frango, galinhas, patos, quando forem provenientes de abate islâmico. É haram, se proveniente de fio de cabelo humano.

Gorduras vegetais e animais.

É Halal, se obtidas de 100% de vegetais ou animais abatidos conforme Jurisprudência Islâmica. É haram, se obtido do suíno e de animais que não foram abatidos conforme Jurisprudência Islâmica.

Lípase é uma enzima extraída do fígado, pâncreas ou estômago do suíno e outros animais. Pode-se também extraí-la de vegetais. É Halal, se de vegetais.É haram, se de animais.

Pepsina é uma enzima digestiva extraída do estômago do suíno, portanto é haram.