Não há duvidas de que a cerveja é uma das bebidas prediletas dos brasileiros. Porém, apesar de ser a escolha certa em todas as festas e mesas de bar, pouca gente sabe a real diferença entre os tipos da gelada. Muito além da lager, o tipo mais consumido no Brasil e no mundo, a variedade de estilos de cerveja é grande e merecem ser conhecidos. Entenda a diferença entre os mais variados tipos de cerveja e qual o melhor tipo de harmonização para cada uma delas:
Do que a cerveja é feita?
Cereais maltados
Amidos, como cevada ou trigo, são os responsáveis por dar sabor à bebida. Já o malte, produzido por meio dos grãos que ficam de molho, tem a função de transformar o amido em açúcar.
Levedura
Responsável pela fermentação da cerveja, esse micro-organismo, que trabalha como fermento, transforma os açúcares dos grãos em álcool e dióxido de carbono.
Água
Corresponde a quase 90% da mistura e precisa estar inteiramente pura, livre de cloro.
Lúpulo
O lúpulo é uma planta que tem a capacidade de “temperar” a cerveja, deixando ela levemente amarga e saborosa, além de ajudar a diminuir a espuma e agir como conservante, aumentando a vida útil da bebida.
Principais tipos de cerveja
Lager
Com baixa fermentação, as cervejas do tipo Lager são as mais consumidas no mundo. São leves e refrescantes, claras ou escuras, suavemente amargas e têm teor alcoólico entre 3 e 6%. No Brasil, a Pilsen, um tipo de Larger, é a cerveja mais vendida.
Para não matar o sabor de cerveja, escolha aperitivos ou pratos de sabor não muito forte. Queijos leves, amendoins ou castanhas e comidinhas de boteco, como pastel, batata frita ou croquete.
Ale
As cervejas do tipo Ale são mais elaboradas, possuem um aroma bem forte e uma quantidade maior de cereal maltado e lúpulo. Uma curiosidade: ela era o único tipo de cerveja comercializado até o inicio do século XXI e, por isso, tem diversos subtipos.
Por terem um sabor mais acentuado, os acompanhamentos também precisam ter um gosto forte, com camarão, queijo gorgonzola e pratos com carne.
Weiss
Essa cerveja tipicamente alemã é produzida a partir do trigo. As bebidas são mais claras e opacas, seu sabor é suave e costuma ter um toque de maça, banana ou cravo. Saladas e pratos apimentados, como as da cozinha mexicana, combinam bem com esse tipo de cerveja.
Lambic
As cervejas do tipo Lambic são uma das mais caras do mercado. Isso porque, a fermentação é feita de forma espontânea, por meio da microflora do ambiente, e leva um longo período até ficar pronta. Pouco conhecida no Brasil, possuem um sabor bem ácido e, na maioria das vezes, contam com frutas em sua composição para ajudar na fermentação natural. Como costuma ter um sabor frutado, pode ser degustada acompanhada de um bom brigadeiro de panela ou qualquer outro tipo de sobremesa.
A mulher que adora uma cervejinha não pode deixar de passar em uma loja do Supermercado DIA. Toda semana tem ofertas e promoções imperdíveis.