Com tanta gente para presentear no Natal e amigo secreto de fim de ano, é comum que muitas pessoas percam o controle das contas e acabem extrapolando o orçamento em dezembro, mesmo com o 13º salário. Para evitar o endividamento, é necessário planejar-se e fazer escolhas inteligentes.
Leia também:
Presentes de Natal para mulheres
Presentes de Natal para crianças
Presentes de Natal para homens
O primeiro passo é estipular o preço máximo que você pretende gastar com os presentes. A partir disso, as orientações são, basicamente, pesquisar as melhores opções de produtos valores.
O educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, ensina 9 passos para fazer as compras de Natal sem maiores preocupações:
Procure comprar o presente com bastante antecedência, ou então depois das festas. Além de ser mais barato, você evita as filas (Thinkstock)
1. Antes de comprar, faça uma lista de todas as pessoas que deseja presentear para não se esquecer de ninguém e se organizar melhor.
2. Procure descobrir o que a pessoa que você irá presentear realmente quer ou precisa. Assim, não joga dinheiro fora comprando algo que ela nunca vai usar.
3. Evite dar presentes caros para todo mundo. Estabeleça suas prioridades e, para as pessoas que não são tão íntimas, opte por lembrancinhas.
4. Após fazer as contas do mês, caso perceba que a situação está realmente apertada e que não haverá espaço para gastos extras, converse com as pessoas e explique a situação. Seus familiares e amigos querem o seu bem, e não é o presente que fará a diferença.
5. Procure comprar com a maior antecedência possível. Além de evitar preços abusivos, você fugirá das filas. Lembre-se também de comparar preços em lojas online e de buscar promoções, tomando cuidado para se informar corretamente sobre a oferta e não cair em armadilhas.
6. Depois de estabelecer o presente, procure modelos similares que ofereçam as mesmas funções e qualidade similar. Às vezes, vale a pena pagar um pouco a mais por um produto melhor, mas, em alguns casos, você só estará pagando pela marca e status. Informe-se.
7. Se for possível, deixe algumas compras para depois do Natal, quando praticamente todas as lojas entram em liquidação.
8. Certifique-se de que, em caso de defeitos ou problemas, o produto possa ser trocado. Assim, o presente não se perde.
9. Evite os parcelamentos, já que a compra à vista oferece mais vantagens e maiores descontos. Se for inevitável, esteja certo de que os valores cabem no seu orçamento.