8 truques de mestre para sua omelete não virar ovo mexido

por | jun 30, 2016 | Receitas

Nem sempre é fácil fazer aquela omelete dos sonhos, bem molhadinha e saborosa. Podemos nos atrapalhar com o ponto do prato, e o que era para ser omelete, vira ovo mexido! Para que isso não aconteça, veja aqui algumas dicas da chef Rita Lobo, autora do livro “Panelinha”.

Leia também:
Como fazer omelete perfeita: 5 segredos da receita da Rita Lobo
Ovo ajuda a emagrecer e deixa de ser tratado como vilão
Como fazer ovo mexido perfeito: chef americano revela segredos

Pense em três ovos por pessoa. A omelete é mais “encorpada”, então, é melhor que leve mais ovos do que a receita do ovo mexido, para que fique mais grossinha.

Sempre coloque uma colher de sopa de leite ou de água para cada ovo. Se você colocar só os ovos, sem esses ingredientes, a omelete não vai ganhar aquela consistência fofa, e a chance de você ter que improvisar, mexer tudo e estragar seu prato, é maior.

Na hora de misturar os ovos com o leite ou a água, não bata demais! Apenas misture um pouco. Senão, incorpora muito ar e fica muito duro e é grande a probabilidade de sua omelete se despedaçar inteira, por estar muito seca – e virar ovo mexido.

O ideal é que a frigideira seja antiaderente, e ela já deve estar pré-aquecida. Na hora de colocar a manteiga, apenas passe um pouco sobre a superfície da frigideira. A ideia é apenas untar.

Ao jogar a mistura na panela, não saia mexendo! Despeje na frigideira e deixe descansar, mas fique de olho. À medida que o líquido for se solidificando nas bordas, vá puxando delicadamente o centro da panela. Basta grudar uma espátula no fundo e arrastar, com calma, para o meio.

Quando a mistura ficar mais durinha, não precisa mais puxar para o centro. Apenas tempere a gosto e tome cuidado para dobrar a omelete em três partes sem que ela se quebre. E pronto! Sem chances de sua omelete virar ovo mexido!