Entenda por que você não deve salgar bife antes de levá-lo à frigideira: certo é após cozimento

por | ago 24, 2022 | Dicas de cozinha

Devo salgar a carne antes ou depois de grelhar? A dúvida é bastante comum, as respostas dividem opiniões e o resultado final depende não somente do tempero, mas também do tipo de peça e da preparação.

Carne crua na frigideira
Arijuhani/Istock

Para um churrasco, normalmente feito com carnes altas e com mais gordura, colocar sal no alimento com antecedência pode não fazer muita diferença e vai da preferência de quem está no comando da brasa. Porém, no bife do dia a dia, o mais indicado é deixar para salgar a carne somente após o cozimento.

Por que colocar sal no bife só depois de pronto

Para que o bife fique mais suculento e macio, o ideal é que ele seja salgado somente depois de pronto. Isso porque porções de carne individuais e mais finas tendem a ficar ressecadas se receberem o sal com muita antecedência.

O sal, um conservante natural, quando entra em contato com a carne, desencadeia um processo de osmose que retira a água do alimento, podendo fazer com que ele perca rapidamente seu suco, resultando em um bife seco, duro e sem sabor.

Bife na frigideira
rlat/Istock

Além da dica com o sal, é indicado usar uma pinça para manipular a carne. O hábito de espetar a peça com o garfo acaba furando o alimento, deixando que seus líquidos escapem e fazendo com que ele fique ressecado. O uso da pinça, portanto, acaba com esse problema.

Por fim, não ignore a importância do tempo de descanso da carne. Ao retirar o bife do fogo, espere ele descansar antes de servir e cortar. Quando sai da frigideira e começa a esfriar, o alimento reabsorve naturalmente seus líquidos, ficando assim mais suculento e saboroso.

Como preparar carnes