null: nullpx
carnes-Delicioso

Por que você não deve lavar a carne: hábito pode contaminar alimento

O antigo hábito de lavar a carne depois de retirá-la da embalagem é muito comum no Brasil, mas o processo, além de não higienizar de fato o alimento, ainda pode trazer riscos à saúde.
Publicado 7 Abr 2022 – 11:33 AM EDT | Atualizado 7 Abr 2022 – 11:33 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Lavagem da carne não é prática saudável Crédito: Halfpoint / iStock

O antigo hábito de lavar a carne depois de retirá-la da embalagem é muito comum no Brasil, mas o processo, além de não higienizar de fato o alimento, ainda pode trazer riscos à saúde.

Entenda o motivo que torna passar a carne na água de torneira um erro muito comum na cozinha.

Por que lavar a carne é um erro?


A ideia de remover bactérias da carne passando o alimento cru pela água é equivocada porque, em primeiro lugar, somente a água não seria capaz de eliminar impurezas. O processo poderia até contribuir para a proliferação de agentes causadores de doenças.

As bactérias se proliferam quando entram em contato com água. Por isso, durante a lavagem, elas não são removidas, mas sim espalhadas por uma área ainda maior do alimento.

Como se não bastasse, a água de torneira da maioria das cidades é tratada com cloro. Ao passar a carne na água corrente, você ainda estaria adicionando mais um possível contaminante à proteína.

Hábito de lavar a carne pode contaminar a cozinha

Existe ainda um outro motivo pelo qual lavar a carne crua é um erro: se o alimento estiver contaminado, a pia, a bancada, a louça e outros utensílios presentes na cozinha ficariam suscetíveis às bactérias, que se espalhariam durante a suposta higienização.

Por que você não deve lavar a carne


Por fim, é preciso saber que não é necessário higienizar a carne, seja bovina, de peixe ou de frango, com água ou qualquer outro produto. O próprio cozimento correto dos alimentos evita uma possível contaminação, pois nenhuma bactéria resiste ao calor intenso.

O mais importante é prestar atenção ao armazenamento da carne e, claro, conhecer a procedência do produto, dando preferência a compras em açougues e mercados confiáveis.

Dicas para carnes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse