Indispensável na cozinha, a frigideira antiaderente é fácil de lavar e até favorece uma dieta mais saudável, já que permite preparar alimentos com menos gordura. Mas você deve ter alguns cuidados para garantir uma boa vida útil a esse utensílio.
Erros comuns que estragam a frigideira antiaderente
Um tipo de utensílio estraga a frigideira
Um dos erros mais comuns é utilizar espátulas, pinças e colheres de metal para manipular alimentos na frigideira antiaderente. O material arranha a superfície e remove o revestimento da panela. Por isso, prefira utensílios de madeira ou silicone.
Aquecê-la sem gordura
Aquecer a frigideira antiaderente sem óleo ou manteiga é outro erro comum. Por isso, quando levada ao fogo, a panela deve conter algum tipo de gordura para não sofrer danos ou até mesmo liberar toxinas na comida.

Fogo muito alto estraga a frigideira antiaderente
O calor excessivo é inimigo da frigideira antiaderente. Procure sempre utilizar esse tipo de panela em fogo médio ou baixo para não danificar a superfície dela.
Spray de óleo antiaderente
O uso de spray de óleo antiaderente pode ser prático, mas o produto não é indicado para as frigideiras com esse material. Por ser de difícil remoção, o spray deixa resíduos que permanecem presos no fundo da panela mesmo após a lavagem.
Lavar a frigideira antiaderente na máquina não é recomendado
Colocar frigideira na máquina de lavar louças também não é indicado. Isso porque o calor excessivo da máquina e o uso de detergentes muito abrasivos podem estragar a camada protetora da panela.

Uso de lã de aço
Lavar esse utensílio com esponja de aço também danifica o utensílio. Para evitar arranhões e remoção da camada protetora, higienize esse tipo de panela com uma bucha delicada ou com a parte amarela da esponja.