Como amaciar carne de forma natural: truque com suco de abacaxi e mais

por | jan 12, 2023 | Dicas de cozinha

Livres de conservantes, aditivos químicos e aromatizantes artificiais, os amaciantes caseiros para carnes são bem mais saudáveis do que as versões industrializadas e podem ser facilmente preparados com ingredientes que você provavelmente já tem na cozinha. Aprenda como deixar a carne macia com truques que levam abacaxi, mamão e mais:

Truques para deixar a carne mais macia

Abacaxi

O abacaxi ajuda a deixar a carne mais macia porque é rico em bromelina, uma enzima que atua diretamente na quebra de proteínas e auxilia na digestão. Para preparar o amaciante caseiro, basta misturar o suco da fruta com os temperos desejados (alho, sal, pimenta, etc).

Suco de abacaxi
Teen00000/Istock

Despeje o líquido sobre a carne em uma tigela e deixe marinando por 10 minutos fora da geladeira. Passado o tempo, escorra o suco e utilize a proteína na receita como desejar. A proporção indicada é de ¼ de xícara (chá) de suco de abacaxi para cada 1 kg de carne.

Mamão

O mamão funciona como amaciante natural porque é fonte de papaína, uma enzima que atua sobre as proteínas estruturais da carne. Neste caso, dê preferência à fruta ainda verde, que tem maior concentração de papaína.

Mamão
ASMR/Istock

Para 1 kg de carne, utilize metade de um mamão papaya verde. Triture a fruta no liquidificador, adicione os temperos desejados, misture bem e espalhe o “creme” por toda a carne. Deixe descansar por 10 minutos fora da geladeira e, com um papel-toalha, retire o excesso na hora em que for preparar a proteína.

Limão e vinagre

A mistura ácida de limão com vinagre também é uma boa opção caseira e natural para amaciar carnes. Em uma tigela grande, misture 2 colheres (sopa) de azeite com suco de ½ limão e ½ xícara (chá) de vinagre. Tempere como desejar e coloque a carne (proporção para 1 kg).

Limão na cozinha
Cavan Images/Istock

Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita. Não é necessário lavar a carne após o descanso na mistura.

Dicas e truques culinários