Conheça truques simples para evitar as lágrimas e entenda por que o alimento causa irritação nos olhos
Cozinhar com cebola significa fazer pratos cheios de sabor, mas também muitas lágrimas. E a explicação para o “choro” provocado pelo alimento é simples: quando cortada, a cebola libera enzimas que, ao entrarem em contato com a água dos olhos, reagem e formam um ácido.
Esse ácido, por sua vez, causa a sensação de queimação e, como medida de proteção, os olhos produzem as lágrimas para afastar a substância irritante. Conheça dicas simples para evitar o desconforto:
Como cortar cebola sem chorar
1. Um dos truques mais conhecidos para cortar cebola sem chorar é picar o alimento ao lado de uma chama do fogão acesa. O método funciona porque o fogo consome parte dos gases irritantes antes de que eles cheguem aos olhos.
2. Outra dica que segue o mesmo raciocínio é a de cortar a cebola próximo a um recipiente cheio de água bem quente. O vapor vai afastar a substância que causa irritação e, consequentemente, as lágrimas.
3. Antes de descascar e cortar a cebola, deixe o alimento por algumas horas dentro da geladeira. A baixa temperatura reduz a intensidade da irritação e minimiza o “choro” na cozinha.
4. Manter a cebola dentro de uma tigela com água gelada antes do corte também evita as lágrimas. Cerca de meia hora de “molho” é suficiente para abaixar a temperatura do alimento e minimizar a irritação nos olhos.
5. Picar a cebola dentro de um recipiente com água fria também pode ajudar a evitar o choro na hora do corte. O método, além de ser um pouco mais complicado, ainda exige cuidado extra: a faca precisa estar bem afiada e certa habilidade culinária também é importante para não se machucar.
6. Usar uma faca bem afiada, aliás, é uma ótima forma de evitar o choro ao picar cebola. Como a lâmina desliza facilmente na hora do corte, as chances de “esmagar” o alimento é menor, reduzindo assim a quantidade de enzimas liberadas.
7. Outro truque para evitar lágrimas ao picar cebola é manter a raiz do alimento intacta até o último momento do corte. Quando essa parte é retirada, o alimento começa imediatamente a soltar de forma mais intensa as enzimas irritantes aos olhos.