Cebola só te faz chorar porque você corta do jeito errado

Indispensável na cozinha, a cebola é base do refogado tradicional e garante sabor e aroma às mais variadas preparações. Manusear o alimento, porém, pode ser bem incômodo e, literalmente, levar às lágrimas.

Mas você sabia que a cebola só te faz chorar quando você não corta o alimento do jeito certo? Sim, existe uma forma específica de picar cebola sem sofrer com a irritação nos olhos.

Como cortar cebola sem chorar

O que provoca o “choro” ao cortar cebola é o contato dos olhos com as enzimas liberadas pelo alimento. A reação forma um ácido que causa a sensação de queimação, e os olhos, como medida de proteção, produzem as lágrimas, que tentam afastar a substância irritante.

Para evitar o choro ao cortar cebola, basta cortar o alimento no sentido de sua fibra, ou seja, partir dos riscos que vão da raiz até o talo. Na gastronomia, esse corte em tirinhas é conhecido como Julienne.

Esse método evita as lágrimas na hora de cortar a cebola porque diminui a liberação das enzimas irritantes. Mas o “truque” só funciona se você também usar uma faca bem afiada.

Além de garantir um corte mais seguro e preciso, a lâmina afiada do utensílio desliza melhor sobre a cebola, reduzindo também a liberação das enzimas que provocam o choro.

Truques culinários