6 truques da lasanha perfeita: como deixar molhadinha, com massa bem cozida e mais

por | jul 4, 2024 | Receitas

Descubra como nunca mais errar nesse prato italiano que é sucesso no Brasil

Original da Itália, ela sempre fez muito sucesso no Brasil, agradando crianças e adultos. Afinal, é versátil e pode ficar deliciosa com os mais variados recheios e molhos. No entanto, para não errar siga os truques da lasanha perfeita. Conheça as principais dicas:

Truques da lasanha perfeita

1. Como escolher a massa da lasanha

A lasanha pode ser feita com massa fresca, pré-cozida seca ou até mesmo com aquela de caixinha. Contudo, a escolha da massa será determinante para o resto do preparo.

Se você optar pela massa fresca, por exemplo, cuidado com o tempo de cozimento. Ela deve ficar al dente, já que terminará de cozinhar no forno, junto com o molho. Passar do ponto pode fazer com que a lasanha fique mole demais e desmanche na hora de servir.

A massa pré-cozida seca, contudo, pode ir direto ao forno. Por isso, é mais prática e ideal para quem não tem muita prática na cozinha. Mas atenção: para este tipo de massa, é importante escolher um molho mais líquido para que ela fique macia e no ponto.

A massa de lasanha de caixinha precisa ser cozida antes. Para acertar o ponto é fundamental obedecer o tempo de cozimento da embalagem do produto.

2. Molho para a lasanha

Capriche na quantidade de molho na hora de montar a lasanha, independentemente da opção (bolonhesa, branco, quatro queijos, etc). A primeira camada de molho deve ir diretamente na assadeira, para evitar que a massa grude no recipiente.

Lembre-se sempre de deixar as camadas de molho próximas das camadas de massa. Afinal, é ele que vai ajudar a cozinhar a massa. O molho também deve ser adicionado na parte superior da lasanha, antes do queijo.

Lasanha. (Crédito: Ioan Bilac/Pexels)

3. Montagem da lasanha

Na hora de montar a lasanha, comece untando o recipiente com um pouco de manteiga e adicione a primeira camada de molho. Então, coloque a primeira camada de massa, mais molho, o recheio e repita o processo terminando com o molho e o queijo.

4. Truque da manteiga para gratinar lasanha

Para garantir que o queijo fique gratinado sobre a lasanha e resulte em uma camada extra de sabor e textura, coloque pequenos pedaços de manteiga gelada sobre a preparação. Ela vai ajudar o queijo da cobertura a gratinar uniformemente.

5. Recheio de legumes para lasanha

Abobrinha, berinjela e outros legumes podem transformar a receita da lasanha tradicional. Mas é importante que eles estejam secos ao entrar na montagem. Escorra muito bem os legumes depois de lavar e, se possível, refogue-os antes em uma frigideira. Como soltam água, os legumes podem deixar a massa da lasanha ensopada e sem sabor.

6. Lasanha no forno

Fuja de receitas de lasanhas preparadas no micro-ondas. Apesar de rápido e prático, o aparelho não garante um prato realmente delicioso. O ideal, então, é usar o forno tradicional, que deve ser pré-aquecido antes de receber a lasanha montada.

Vale a pensa ainda cobrir a lasanha com papel alumínio no começo do cozimento e retirá-lo nos 20 minutos finais de cozimento para deixa a parte superior gratinada, crocante e dourada, sem ressecar.

Receitas diferentes de lasanhas